Curiosidades

10 fatos curiosos de Andy Warhol que você não sabia

Por Equipe Editorial - fevereiro 5, 2024
7603 0
Pinterest LinkedIn

Andy Warhol é um dos artistas mais icônicos do século XX, conhecido por suas obras revolucionárias e sua influência duradoura na arte contemporânea.

No entanto, por trás da fama e das obras de arte icônicas, há uma série de fatos curiosos e fascinantes sobre a vida e a personalidade de Warhol que muitos desconhecem.

Neste artigo, vamos explorar 10 aspectos surpreendentes da vida deste artista, desde suas peculiaridades pessoais até suas peculiaridades profissionais, revelando um lado menos conhecido de um dos maiores nomes da arte moderna.

Prepare-se para descobrir detalhes intrigantes sobre a vida de Andy Warhol que irão surpreendê-lo e encantá-lo.

1 – O nome real de Andy Warhol era Andrej Varhola, Jr.

Ele mudou seu sobrenome e deixou cair o alfabeto final “a” quando se mudou para o estado de Nova York para seguir uma carreira nas artes depois de completar seu bacharelado no ano de 1949

Família Warhola, 1945, Pittsburgh

2 – Warhol teve a doença de Huntington

Nos primeiros anos de estudo, Warhol teve a doença de Huntington, uma doença do sistema nervoso que provoca movimentos involuntários das extremidades, que se acredita ser uma complicação da escarlatina e causa manchas de pigmentação na pele

3 – Ele era um católico devoto?

Não há evidências sólidas que indiquem que Andy Warhol era um católico devoto que frequentava diariamente a missa. Warhol cresceu na fé católica, mas sua prática religiosa ao longo da vida foi muitas vezes descrita como ambígua e superficial. Embora ele tenha sido criado em uma família católica e tenha expressado interesse em temas religiosos em sua arte, não há registros confiáveis que confirmem sua devoção diária à igreja. Warhol era conhecido por sua complexidade e ambiguidade, e sua relação com a religião era igualmente multifacetada.

4 – Warhol começou a pintar a obra de Elizabeth Taylor

Quando ela ficou doente durante a filmagem de Cleopatra. Ele acreditava que ela poderia morrer.

5 – Andy Warhol foi vítima de um ataque  

Que ocorreu em 3 de junho de 1968. A tentativa de assassinato foi realizada por Valerie Solanas, uma escritora de um dos filmes de Andy Warhol. Valerie atirou em Andy Warhol e Mario Amaya (crítico de arte) em seu estúdio chamado “The Factory”. Andy foi levado para o hospital em estado crítico. O tiro danificou vários de seus órgãos, como pulmões, fígado e estômago. Os médicos foram capazes de salva-lo  após cinco horas de cirurgia.

Valerie Solanas

6 – Fundou a Academia de Arte de Nova York em 1979.

A Academia de Arte de Nova Iorque é uma escola de arte particular e sem fins lucrativos localizada em TriBeCa, Nova Iorque, conhecida por sua ênfase no estudo anatômico e de figuras. A academia oferece um Mestrado em Belas Artes de dois anos com foco em treinamento técnico e discurso crítico, além de um Certificado de Pós-Bacharelado em Belas Artes. A escola realiza anualmente dois eventos públicos: o TriBeCa Ball e o leilão de angariação de fundos Take Home a Nude, ambos conhecidos por atrair visitantes de alto nível.

7 – Warhol era hipocondríaco e tinha pavor de médicos e hospitais.

8 -Foi o co-criador da capa de um album do Rolling Stones.

O álbum dos Rolling Stones “Sticky Fingers” foi especial para Andy Warhol. Foi ele quem desenhou sua capa junto com Craig Braun. A capa mais tarde foi nomeada para um “Grammy Award”.

9 – Andy financiou a banda Velvet Andreground.

Andy Warhol também foi financiador e mentor intelectual da banda The Velvet Underground. Em 1967, forçou a entrada de sua amiga Nico, cantora e modelo alemã, para a banda. Houve rejeição e conflito por parte da banda e o nome do primeiro álbum foi The Velvet Underground and Nico, excluindo Nico, de certa forma. Logo depois da gravação do álbum White Light/White Heat, Andy Warhol se afastou e Nico foi expulsa da banda.

10 – Teve complicações no pós-operatório de vesícula biliar

Andy Warhol morreu em 22 de fevereiro de 1987 após complicações no pós-operatório de vesícula biliar. Ele foi enterrado no cemitério bizantino de São João Batista, ao lado de seus pais.

Fontes: Wikipedia, culturetrip, celebrityfunfacts e sothebys.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários