Conheça Gibbs Farm: uma coleção de grandes esculturas
Gibbs Farm é um cenário incomum quando se trata de uma coleção de arte. O norte da propriedade que fica em Auckland, Nova Zelandia, é dominado pela Porto Kaipara, o maior porto do país. O porto é tão grande que ocupa todo o horizonte, e é raso, por isso, quando a maré baixa, o fundo é exposto por vários quilômetros e formam-se diversos espelhos d’água que brilham e cobrem toda a terra. Igualmente, há a presença de ventos que varrem, às vezes com veemência, toda a terra. Tudo na propriedade flui em direção, e eventualmente, para o mar, e toda a obra defende e interage de alguma forma com essas condições.
O fluxo de terra, a imensa presença da água, o extenso porto, os flats e a variedade de elementos presentes, se impuseram sobre a produção dos artistas. Gibbs, o proprietário, reconhece que “o desafio para os artistas é a escala da paisagem; isso assusta-os inicialmente”, exigindo mais deles. Andando pela propriedade, os visitantes podem apreciar e observar como cada artista resolveu, em seus próprios termos, as questões da inclinação das Colinas, da paisagem, da proporção.
Depois de quase 20 anos,Gibbs Farm inclui grandes obras de mestres contemporaneous como Graham Bennett, Chris Booth, Buren Daniel, Culbert Bill, Dawson Neil, de Marijke Goey, Goldsworthy Andy, Hotere Ralph, Anish Kapoor, LeWitt Sol, Len Lye, Moisés Russell, Peter Nicholls, Eric Orr, Tony Oursler, George Rickey, Peter Roche, Richard Serra, Kenneth Snelson, Richard Thompson, Leon van den Eijkel e Zhan Wang. A maioria das obras da coleção são doadas e feitas especialmente para a propriedade. O comissionamento das obras, segundo Gibbs, permite o contato com o artista, lidando e resolvendo as questões de ordem prática conjuntamente.
Entre no site do Gibbs Farm e saiba mais sobre esse incrível museu a céu aberto!
Obras em Destaque
Anish Kapoor
Zhan Wang
Richard Serra
Maijke de Goey
Graham Bennett
George Rickey
Neil Dawnson
Chris Booth