Arte no Mundo

Estudante come obra de Maurizio Cattelan exposta em Seul

Maurizio Cattelan é um artista italiano conhecido por suas obras satíricas e, recentemente, uma de suas obras mais famosas -“Comedian” – foi vítima de uma piada. E não foi a primeira vez.

Durante uma visita à exposição do artista no Leeum Museum of Art, em Seul, um aluno da Coreia do Sul comeu a banana que fazia parte de uma das obras. A instalação, chamada “Comedian”, consiste em uma banana grudada na parede por uma fita adesiva e ficou famosa porque uma versão dela foi vendida por US$ 120 mil em 2019.

O estudante, Noh Huyn-sso, afirmou que comeu a banana porque estava com fome. Em uma entrevista à rede de TV pública da Coreia, KBS, ele disse que “danificar uma obra moderna pode ser interpretado também como arte. Pensei que seria interessante, ela não está lá para ser comida?” A fruta é trocada a cada 2 ou 3 dias para não apodrecer, logo é, de fato, comestível. Já Cattelan, idealizador da escultura, supostamente apenas teve uma frase a dizer sobre o ocorrido: “Sem problemas”.

Neste vídeo, publicado no YouTube, é possível ver o estudante comendo a obra.

Essa não é a primeira vez que a obra orgânica foi comida durante uma exposição. Em 2019, em Miami, o artista performático David Datuna comeu a banana, mas sua justificativa foi um protesto à desigualdade social. Embora admire Maurizio Cattelan, disse “Viajei por 67 países ao redor do mundo nos últimos três anos e vejo como as pessoas vivem. Milhões morrem sem comida, e ele exibe 3 bananas em uma parede por meio milhão de dólares?”, questionou. 

Sobre Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan é um artista italiano conhecido por suas satíricas e controversas esculturas. Ele nunca frequentou uma escola de arte; começou sua carreira em Forlì (Itália) fazendo móveis de madeira na década de oitenta, onde veio a conhecer alguns designers como Ettore Sottsass.

America

Mais recentemente, Cattelan assumiu o papel do curador. Ele também criou uma revista chamada “Permanent Food” que inclui imagens roubadas de outras revistas.

Leia aqui: 10 obras polêmicas de Maurizio Cattelan

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

5 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago