Arte no Mundo

Estudante come obra de Maurizio Cattelan exposta em Seul

Por Thais de Albuquerque - maio 3, 2023
370 0
Pinterest LinkedIn

Maurizio Cattelan é um artista italiano conhecido por suas obras satíricas e, recentemente, uma de suas obras mais famosas -“Comedian” – foi vítima de uma piada. E não foi a primeira vez.

Durante uma visita à exposição do artista no Leeum Museum of Art, em Seul, um aluno da Coreia do Sul comeu a banana que fazia parte de uma das obras. A instalação, chamada “Comedian”, consiste em uma banana grudada na parede por uma fita adesiva e ficou famosa porque uma versão dela foi vendida por US$ 120 mil em 2019.

O estudante, Noh Huyn-sso, afirmou que comeu a banana porque estava com fome. Em uma entrevista à rede de TV pública da Coreia, KBS, ele disse que “danificar uma obra moderna pode ser interpretado também como arte. Pensei que seria interessante, ela não está lá para ser comida?” A fruta é trocada a cada 2 ou 3 dias para não apodrecer, logo é, de fato, comestível. Já Cattelan, idealizador da escultura, supostamente apenas teve uma frase a dizer sobre o ocorrido: “Sem problemas”.

Neste vídeo, publicado no YouTube, é possível ver o estudante comendo a obra.

Essa não é a primeira vez que a obra orgânica foi comida durante uma exposição. Em 2019, em Miami, o artista performático David Datuna comeu a banana, mas sua justificativa foi um protesto à desigualdade social. Embora admire Maurizio Cattelan, disse “Viajei por 67 países ao redor do mundo nos últimos três anos e vejo como as pessoas vivem. Milhões morrem sem comida, e ele exibe 3 bananas em uma parede por meio milhão de dólares?”, questionou. 

Sobre Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan é um artista italiano conhecido por suas satíricas e controversas esculturas. Ele nunca frequentou uma escola de arte; começou sua carreira em Forlì (Itália) fazendo móveis de madeira na década de oitenta, onde veio a conhecer alguns designers como Ettore Sottsass.

installation-maurizio-cattelan-america
America

Mais recentemente, Cattelan assumiu o papel do curador. Ele também criou uma revista chamada “Permanent Food” que inclui imagens roubadas de outras revistas.

Leia aqui: 10 obras polêmicas de Maurizio Cattelan

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários