O Louvre Abu Dhabi é coberto por uma enorme cúpula de 7.500 toneladas que se estende por 180 metros e mostra o mundo e suas artes dentro dele.
As paredes formadas por cubos em branco atraem o reflexo da luz da água do Golfo Pérsico que a atravessa. As brisas do Golfo resfriam seus corredores escuros, com o passar do sol através das 7 850 estrelas únicas em sua cúpula.
Apesar do museu possuir 55 edifícios no interior, você não percebe o quão grande é até passar pelas suas galerias permanentes, que abrangem cerca de 6.400 metros quadrados (68.890 pés quadrados). O arranjo da arte dentro também não está agrupado, oferecendo um sentimento arejado.
O museu recém-construído custou R$ 4 bilhões . O novo Louvre, construído durante últimos 10 anos, possui 600 obras de arte permanentes e 300 emprestadas pela França.
Elogiado pelos críticos, o prédio possui uma cúpula em telhado projetada para permitir que o sol do deserto filtre.
Possui arte e itens relacionados à história e religião de todo o mundo.
O projeto, realizado entre a França e Abu Dhabi em 2007, foi inicialmente destinado a ser inaugurado em 2012, mas foi adiado pela crise financeira global e a queda dos preços do petróleo.
O museu está pagando a França centenas de milhões de dólares pelo uso do nome do Louvre e por empréstimos de obras de arte e consultoria de gestão.
O Louvre é o primeiro a abrir em uma série de projetos concebidos pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos na criação de um oásis cultural na ilha de Abu Dhabi de Saadiyat.
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…