Miemo Penttinen é um fotógrafo finlandês o qual não consegui muitas informações. Seu site, um portal especialmente bem projetado, reúne, em uma única frase, um pequeno resumo de quem é o artista, mas, nesta, conseguimos apenas as informações mais básicas, como o que Miemo ouve, o que publica em seu twitter, um link para seu instagram e outras informações do tipo.
Além de fotógrafo, Miemo é designer e também um apaixonado por vídeos. Em seu trabalho podemos perceber séries de imagens na qual se observa a experimentação de diversos desenvolvimentos estéticos e aparenta carregar, em alguns trabalhos, uma forte carga pop, e, em contraste, também trabalhos completamente sóbrios e neutros.
Nestas primeiras imagens que uso para ilustrar seu trabalho, Miemo desenvolve composições com prédios os quais relembram um cenário de jogos de video-game. Com essas estruturas coloridas e quase lisérgicas, um novo universo e panorama civil se completa e, nele, uma beleza que mescla o colorido com o opaco da atmosfera urbana. A série chama-se “Honk Kong Facades”, algo como fachadas de Hong Kong.
Nesta outra série de imagens, desta vez com o nome de “Bo Kaap” (uma região da cidade de Cape Town – África do Sul – a qual possui casas com essas vívidas cores), o artista se utiliza da beleza presente nas tintas das paredes e cria estas composições fotográficas que lembram algum tipo de pintura animada de Rotko.
Engraçado que, dentro de seu portfólio, Miemo cria esse contraste muito grande entre as imagens mais saturadas, brilhantes e vivas e estas outras como a de cima que são muito mais delicadas e menos agressivas. A série anterior, por exemplo, chama-se “mons obscurus” (algo como montanhas escuras em latim) e traz retratos de montanhas que se assemelham a desenhos feitos à lapis ou experimentações com carvão.
Nas imagens do fotógrafo, pouca coisa pode ser vista decididamente como algo concreto. As próprias montanhas parecem ser de um universo alternativo e carregam essa visão neutra que está muito distante de nossas paisagens comuns. Para encerrar, deixarei aqui a série “Midsummer night fog in Helsinki” (Nevoeiro de verão em Helsinki), também muito imparcial e monótona.
Para conhecer mais de seu trabalho, acesse o site miemo.net
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…