The Outwin 2016 – A arte do retrato nos EUA
A tradição do retrato na história da arte é uma das mais fortes e recorrentes ao longo dos anos e hoje, mais do que nunca, “selfies” comprovam o espaço inegável que isso representa na cultura da humanidade.
Mas como será que o retrato é visto e elaborado nos dias atuais? Aqui nos Estados Unidos um dos mais importantes concursos de artes visuais contempla essa modalidade. “The Outwin Boochever Portrait Competition” convida artistas do país inteiro a participar da competição que acontece a cada três anos. Um júri, formado por proeminentes curadores da cena de arte norte-americana é responsável pela decisão final, que premia o primeiro colocado com um prêmio de US$ 25 mil e aquisição permanente da obra para o acervo da National Portrait Gallery.
Todos os meios são permitidos, colagens, fotografias, desenhos, pinturas, esculturas, vídeos e instalações. A exibição dos finalistas é maravilhosa e mostra como o ser humano consegue ser criativo mesmo dentro de um tema já tão explorado.
O público também pode eleger seus favoritos, votando nos monitores disponíveis na exibição ou pelo site online, onde todos os trabalhos estão disponibilizados.
Para quem quiser saber mais, ver todos os trabalhos e votar no seu favorito, clique no link aqui.
E você, já fez a sua “selfie” de hoje?
Abaixo a minha, ao lado de uma das obras da exposição!
Veja também:
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…