Arte no Mundo

As instalações flutuantes de Janet Echelman

Por Equipe Editorial - março 27, 2013
5122 4
Pinterest LinkedIn

Janet Echelman é uma artista americana especializada em instalações e arte pública. Ela utiliza da tradicional técnica de amarração de redes de pesca para criar incríveis esculturas de cordas que flutuam entre prédios e espaços públicos de cidades do mundo todo. Suas instalações possibilitam diversas interpretações, utilizam da luz para acentuar suas lindas formas, iluminando o céu como se fosse uma aurora boreal.

Echelman começou a elaborar suas esculturas e instalações com rede durante um workshop na Índia onde aprendeu a tecer com pescadores locais da região de Mahaballipuram. Ela usou da inspiração desses pescadores para criar instalações para ambientes internos e externos com o processo de tecelagem similar. Para elaborar seus complexos designs, Echelman conta com uma equipe de engenheiros aeronáuticos e mecânicos, entre outros profissionais do design.

Quando estendidos no ar, seus trabalhos de grande escala ganham vida própria, interagindo com o vendo, com a iluminação do meio, precipitando como se fossem seres vivos, em delicadas e diversificadas composições.

Durante a noite a delicadeza desaparece e as formas flutuantes tornam-se mais sólidas, com a ajuda da iluminação, parecem aeronaves espaciais, criaturas orgânicas, ou uma peça de pano luminosa pairando no ar. Embora maioria de suas instalações sejam permanentes, suas esculturas podem ser facilmente movidas, causando mínimo impacto ao ambiente aos quais ocupam.

A artista em 2011 deu uma palestra no programa TED, assista o vídeo abaixo e descubra mais sobre seu trabalho.

 

janetechelman1

janetechelman2

Art & About 2011

janetechelman4

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários