Imagem: Michiel van Musscher, An Artist in His Studio with His Drawings, mid-1660s, oil on panel, Liechtenstein, The Princely Collections, Vaduz-Vienna
Crédito: National Gallery of Art
Quando vejo uma obra de arte do século XVII nas paredes de um museu, sempre fico impressionada com a qualidade dos desenhos e pinturas, com o realismo perfeito com que corpos, paisagens e ambientes são retratados.
Principalmente o movimento de arte dos países baixos, no qual Rembrandt foi o grande destaque. Ao contrário de temas religiosos e místicos, comuns no movimento italiano da mesma época, os “dutches” retratavam o cotidiano, a vida nas tabernas, o interior das casas burguesas e as belíssimas paisagens.
Essas pinturas sempre me fascinaram porque funcionam como uma aula de história ilustrada, onde posso viajar no tempo e imaginar a vida em outras épocas. Parece sempre que o pintor era um paparazzi à espreita na vida intima das pessoas.
Sobre esse assunto está rolando na National Gallery em Washington DC uma exposição belíssima: “Drawings for Paintings in the age of Rembrandt”.
Nessa exposição cerca de 90 esboços e estudos de alguns desses magníficos trabalhos estão a mostra. É possível visualizar a intenção das pinturas nos rascunhos dos pintores, nos seus cadernos de desenho e nas suas composições.
Para quem – como eu, está engatinhando na arte de desenhar, foi uma oportunidade incrível de ver que mesmo a mais intrigante de todas as pinturas, teve seu início com traços rabiscados, apagados e refeitos incansavelmente até chegarem à perfeição.
Adoro quando exibições de arte desvendam o processo criativo por detrás de uma obra e isso se cumpre muito bem nessa imperdível exposição.
Para saber mais clique: aqui.
Confira a seguir, os vídeos com algumas demonstrações:
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Veja também:
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…