Quando admiramos um artista ou uma celebridade, costumamos imaginar como seria a vida íntima dessa pessoa. Como seria a casa em que vivem, os objetos que colecionam, ou as músicas que ouvem…
Essa curiosidade pode ser saciada com as diversas casas de artistas abertas ao público ao redor do mundo e é uma delícia mergulhar nesse universo.
A casa de Salvador Dalí e sua esposa Gala no minúsculo vilarejo de Port Litgat na região da Catalunha, Espanha é uma dessas pérolas que valem a viagem.
Desde longe já é possível avistar a excentricidade do pintor, com uma imensa escultura de OVO – (isso mesmo, ovo!) – no telhado da casa. Por outro ângulo podemos ver a cabeça agigantada de um casal.
Logo na entrada da casa somos recepcionados por um enorme urso empalhado, uma das estranhas paixões de Dali, animais empalhados.
Cada cômodo revela surpresas que só poderiam sair da cabeça genial e criativa do pai do surrealismo, como a sala redonda, projetada para se ouvir ecos no centro ou o belíssimo quintal, com a piscina em formato de um falo gigante.
Eu confesso que Dali nunca foi um dos meus artistas favoritos, mas visitar sua casa e ver de perto a explosão de criatividade de sua mente, me tornou uma fã fiel.
Se estiver pela região, não deixe de conferir. Além claro, das vistas de tirar o fôlego do belíssimo azul do mar mediterrâneo.
Para saber mais, clique aqui
Introdução Poucos artistas brasileiros do século XX conseguiram unir, com tanta força e consistência, estética…
A Arte feminista é mais do que um movimento estético — é uma prática crítica…
1. Introdução Nas primeiras décadas do século XXI, o sistema da arte globalizada parece cada…
De 15 de maio a 31 de agosto de 2025, o Sesc Vila Mariana recebe…
Koyo Kouoh, renomada curadora e diretora executiva do Zeitz Museum of Contemporary Art Africa (Zeitz…
Neste artigo, reunimos os 10 maiores escândalos da história recente da arte — casos que…