anežka kašpárková
Agnes Kasparkova, é uma ex-trabalhadora agrícola de 90 anos que achou um novo hobby em sua aposentadoria, a pintura. Na pequena aldeia checa de Louka, no sul da Morávia, ela assumiu a missão de embelezar as casas de seus vizinhos.
Kasparkova usa seu tempo livre para pintar motivos tradicionais da Morávia em azul-ultramarino nas paredes dos prédios da cidade. Um dos seus espaços favoritos para pintar é a capela da aldeia, que recebe retoques anuais da artista, quando ela sobe no andaime e pinta um motivo florido em toda a fachada.
Usando sua imaginação, ela não planeja seu trabalho com antecedência, deixando-a improvisar e decidir os resultados finais. Anteriormente, outras mulheres pintavam as casas brancas da Morávia, passando a tradição para Kasparkova. E embora ela faça uma pausa no inverno devido ao clima frio, quando a primavera chega ela continua a embelezar a aldeia. Seu trabalho é semelhante às casas pintadas de Zalipie, com suas coloridas guirlandas de flores, e nos lembra que você nunca é velho demais para demonstrar sua criatividade.
Fonte: My Modern Met, wikipedia
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…