Categories: Curiosidades

A Mona Lisa foi roubada!

O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é envolto de muito interesse e mistério. Existem várias teorias em cima da figura da mulher com o sorriso enigmático, mas, na realidade, nem sempre a pintura foi tão famosa. O fato que explica sua popularidade é o roubo que aconteceu em 1911.

Tudo começou numa segunda-feira de manhã, um dia que o Louvre estava fechado. O museu havia passado por uma recente reforma, por isso, a entrada e saída de trabalhadores era constante. No dia seguinte, terça-feira, o artista Louis Beroud foi até o salão Carré, onde ficava a obra de Da Vinci, e instalou seu cavalete para copiar as paredes e as obras ali expostas, até que percebeu a falta da pintura. Perguntou aos guardas, que foram conferir o estúdio do restauro, de fotografia… O museu inteiro. A Mona Lisa desapareceu!

Como o museu estava em horário de funcionamento, logo a notícia se espalhou, gerando uma grande comoção. Virou capas de jornais e a tornou altamente popular; estampando propagandas, sendo protagonista de livros e peças de teatro. A população, agora, lotava o salão do museu para ver apenas os parafusos na parede de onde a obra ficava. Era o crime artístico do século!

As investigações levaram dois anos até a solução do caso. Nesse período, até o pintor Pablo Picasso e o escritor Guillaume Apollinaire chegaram a ser detidos como suspeitos, mas, na verdade, o autor do desaparecimento da obra era Vicenzo Peruggia, um vidraceiro italiano que havia trabalhado no Louvre em 1910. Ele simplesmente desparafusou o quadro da parede, desemoldurou, envolveu no uniforme branco que os empregados do museu usavam e saiu pela entrada de trabalhadores. A simplicidade do ato decepcionou o público que estava cheio de expectativas.

Mas o que motivaria tal ato? Peruggia justificou-se como um patriota, que desejava devolver ao seu país um dos tesouros culturais que Napoleão Bonaparte havia roubado. Ele escondeu o quadro em seu apartamento – onde, inclusive, chegou a ser interrogado pela polícia francesa -, embaixo da cama.

“La Joconde’’ foi recuperada em 10 de dezembro de 1913, quando Peruggia foi capturado tentando entregar a obra a Alfredo Geri, um vendedor de antiguidades de Florença. Foi sentenciado a 1 ano e 15 dias pelo crime. Porém, um recurso reduziu sua pena, que foi cumprida em 7 meses e 9 dias. Foi considerado por muitos um “herói da arte nacional”.

Itália e França fizeram um acordo e a pintura passou um período viajando pela península itálica, até voltar para o Louvre.

A Mona Lisa passou e ainda passaria por muitas aventuras, como uma guerra no ano seguinte e depois em 1945, com Hitler e o Nazismo. Mas, sem dúvida, esse episódio lhe trouxe a fama e popularidade mundial.

Hoje, a famosa obra de Da Vinci é protegida por uma grossa camada de vidro, guardas e uma faixa que a mantém longe dos visitantes.

Veja também:

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Amanda Lima

Estudou Ciências Sociais por um tempinho na Unesp, mas sua vida é, na verdade, voltada para arte. Dedica-se totalmente para isso, como artista - ama pintar, desenhar - e também como estudante. Pretende se tornar uma Artista Visual e viajar muito para conhecer todos os museus do mundo. Arte é a sua vida, quase que como uma forma de sobrevivência.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

15 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago