Categories: Curiosidades

Você sabe como funciona o vestibular para Artes Visuais?

No estado de São Paulo encontram-se as 3 principais universidades públicas do Brasil, que estão no ranking das 15 melhores faculdades de Artes Visuais do país.

Para prestar a prova, o candidato precisa ter uma certa maturidade artística, pois o curso exige uma prova de habilidades específicas além do vestibular comum. Essa prova específica é dividida em três etapas:

Prova teórica de História da Arte

A prova teórica pode assustar pela abrangência, mas as universidades disponibilizam sempre uma lista de bibliografia recomendada. E também não é exigido conhecimento específico de toda a história da arte, apenas a partir do século XIX até a arte contemporânea.

Prova prática de desenho

Nessa prova, o candidato mostrará as suas habilidades e conhecimento de técnicas de desenho, tais como percepção de espaço, proporção, luz e sombra etc. A banca trará uma proposta e geralmente exigirá mais de um desenho. Essa prova tem uma duração média de 4 horas.

Entrevista com a banca e apresentação de portfólio

Apesar dessa etapa trazer medo, ela na verdade pode ser a mais tranquilizante. Nela, o candidato deverá levar um portfólio – que não precisa necessariamente ser formal, na verdade, os professores gostam de ver o processo criativo. Sketchbooks, desenhos inacabados, pinturas, esculturas, fotos, colagens, performances gravadas, tudo é bem- vindo.

É, também, uma bela oportunidade de conhecer seus futuros professores e mostrar todo o interesse e conhecimento sobre arte. A entrevista pode variar no tempo, mas geralmente é entre 5 e 15 minutos.

A prova de habilidades específicas é a mais importante para quem está prestando para o curso de Artes Visuais, mas sempre bom lembrar que em nenhum caso o candidato pode zerar, tanto na prova específica quanto no vestibular convencional. Algumas universidades atribuem pesos diferenciados para matérias específicas, por exemplo, História é considerada uma matéria prioritária e Física possui uma nota mínima.

Veja também:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Amanda Lima

Estudou Ciências Sociais por um tempinho na Unesp, mas sua vida é, na verdade, voltada para arte. Dedica-se totalmente para isso, como artista - ama pintar, desenhar - e também como estudante. Pretende se tornar uma Artista Visual e viajar muito para conhecer todos os museus do mundo. Arte é a sua vida, quase que como uma forma de sobrevivência.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

2 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago