Curiosidades

Curiosidades sobre o Halloween, o Dia das Bruxas

Devido a crescente popularidade do evento, separamos uma lista de curiosidades interessantes para você.

Por Equipe Editorial - outubro 20, 2019
239 0
Pinterest LinkedIn

O Halloween é uma celebração que acontece em vários países de origem inglesa no 31 de outubro, na véspera da festa cristã do Dia de Todos os Santos.

Hoje, o dia das bruxas é o maior feriado não-cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. Ao longo dos anos, foi “exportado” para outros países, entre eles o Brasil.

Com isso em vista, separamos uma lista de 10 curiosidades sobre o Halloween para você.


1) Um festival celta de 2.000 anos – chamado Samhain – é a origem do Halloween, e os wiccanos ainda o celebram hoje.

Os celtas eram pagãos que viviam no que é hoje a Irlanda e comemoraram o ano novo em 1º de novembro. O festival, Samhain (pronuncia-se “semear”), marca o fim da colheita do outono e inaugura o inverno – uma estação que significava morte e escuridão para esse povo.

Eles acreditavam que na noite anterior, 31 de outubro — chamada All Hallow’s Eve (daí Halloween) — os mundos dos vivos e dos mortos se cruzavam. Pensa-se que os fantasmas que vagavam na Terra ajudavam a prever o futuro, então os celtas os recebiam com fogueiras de sacrifício e vestindo trajes de cabeças e peles de animais.

Os wiccanos e neopaganos da atualidade celebram uma forma semelhante do Samhain, sendo considerado o festival mais importante do ano para eles.

curiosidades sobre o Halloween - Samhain
Samhain

2) Se não fosse a onda de imigrantes que fugiam da fome irlandesa da batata, provavelmente não teríamos o Halloween na América

A devastadora Fome de Batata da Irlanda, que começou em 1845, causou uma imigração em massa — mais de 1,5 milhão de irlandeses fugiram para os EUA durante esse período.

Eles trouxeram suas tradições de Halloween de longa data, e o futuro feriado pegou rapidamente, se espalhando por todo o país.


3) As mulheres costumavam brincar no Halloween para descobrir como seria seu futuro marido

Para muitas mulheres no início do século XX, o Halloween era sobre encontrar amor.

Jogos como o Snap Apple eram populares, nos quais os participantes só podiam usar os dentes para morder uma maçã suspensa de um pedaço de pau – e o primeiro a ter sucesso se casava.

As mulheres também jogavam cascas de maçã sobre os ombros, esperando que as sobras caíssem no chão na forma das iniciais do futuro marido.

Snap Apple
Snap Apple

4) O feriado tornou-se cada vez mais voltado para a juventude, graças ao baby boom dos anos 50

O boom dos bebês dos anos 50 também tornou o feriado mais voltado para a família, e as festas de Halloween começaram a se mudar para as salas de aula e os lares das crianças. A brincadeira dos Doces ou Travessuras também foi revivida nessa época e tem sido praticada desde então.


5) A popularidade de acender fogueiras na Noite do Diabo pode ser rastreada até a década de 1980 em Detroit

A Noite do Diabo – noite anterior ao Halloween, que induz todos os tipos de travessuras – tornou-se associada ao incêndio por causa de uma onda de incêndios em Detroit nos anos 80.

O Detroit Tigers venceu a World Series em outubro de 1984, que gerou mais de 297 incêndios “comemorativos”.

Depois disso, o país – especialmente Detroit – viu um aumento nos incêndios da Noite do Diabo. Detroit até renomeou o feriado para Angel’s Night (Noite do Anjo), visando combater os crimes.

Noite do Diabo

6) Comemos doces no Halloween por causa de “bolos de alma” – um doce usado para distrair fantasmas na Idade Média

O Halloween foi em grande parte catolicizado por volta da Idade Média – e os doces também.

Aproximadamente no ano 1200 – em lugares como Grã-Bretanha, Irlanda e Alemanha – os “bolos de alma” aumentaram sua popularidade. Feitos de especiarias caras como açafrão e groselha, esses bolos foram feitos para homenagear e distrair fantasmas em 31 de outubro.

Com o passar do tempo, os mendigos andavam de porta em porta pedindo “bolos de alma” aos ricos, oferecendo-se em troca para orar por seus parentes mortos. Mas, em vez de dizer “doces ou travessuras”, eles diziam: “Um bolo de alma, um bolo de alma, tenha piedade de todas as almas cristãs por um bolo de alma!”


7) Os estadunidenses gastam mais de US $8,8 bilhões em Halloween todos os anos – tornando-se a segunda maior indústria de festas após o Natal

De acordo com a pesquisa anual sobre como as pessoas gastam seu dinheiro do Dia das Bruxas, realizada pela Federação Nacional de Varejo, os estadunidenses devem gastar quase US $9 bilhões no Halloween, em 2019.

Loja de Halloween

8) Os colonos de Plymouth que trouxeram superstições medievais em torno de gatos pretos para a América

No século XIV, a associação entre gatos pretos e o diabo era tão forte que as pessoas acreditavam que eles estavam causando a pandemia da Peste Negra — e tragicamente os exterminaram.

Mais tarde, quando a histeria do século XVI sobre a bruxaria estava no auge, os europeus passaram a associar gatos pretos às chamadas bruxas, acreditando que eram seus “familiares” — e essa noção se espalhou por toda a América durante os Julgamentos de Bruxas de Salem.


9) As corujas também são criaturas associadas ao Halloween – e nos tempos medievais, ouvir uma única piada significava que a morte estava próxima

Para os europeus medievais, ver corujas significava que o perigo estava chegando – até mesmo a morte. Como são pássaros ativos à noite, os homens relacionavam-nas com atividades ilícitas e frequentemente retratavam-nas com ou como bruxas.


10) Harry Houdini, o famoso ilusionista e artista de fuga, morreu na noite de Halloween – por circunstâncias muito estranhas

O mágico húngaro Harry Houdini deslumbrou o público com suas impressionantes acrobacias – como pular de pontes enquanto algemado – por mais de 30 anos.

Mas depois de um show em 24 de outubro de 1926, no auge de sua fama, Houdini foi levado às pressas para o hospital com o que parecia ser apendicite. No início da semana, um fã repetidamente deu um soco no estômago para ver se Houdini realmente poderia “resistir” aos golpes como ele alegou. Mas muitos acreditam que os socos causaram ruptura de seu apêndice, embora ninguém saiba ao certo.

Harry Houdini

Uma semana depois, em 31 de outubro, Houdini morreu. O mistério ainda encobre sua morte, e há teorias alegando que os espíritas – um grupo de “médiuns” contra os quais Houdini fez campanha – planejaram seu assassinato por veneno.

No leito de morte, Houdini prometeu à esposa que ele se comunicaria com ela após a morte (provavelmente desprezando os espiritualistas). Ela realizou sessões para tentar alcançá-lo por 10 anos antes de desistir, mas fãs e companheiros mágicos mantêm viva a tradição de realizar sessões em 31 de outubro, tentando entrar em contato os mortos todas as noites de Halloween.


Veja também


Fonte

bussinesinsider

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de