Curiosidades

Ilusão de óptica: a caveira é roxa ou laranja?

Parece impossível, mas elas são da mesma cor. Criamos um vídeo ilustrando esse fenômeno.

Por Equipe Editorial - maio 27, 2020
135 0
Pinterest LinkedIn

Observe a foto acima. Qual é a verdadeira cor da caveira? Roxa ou laranja? Ou as duas? Na verdade, ambas são vermelhas. Trata-se de uma ilusão de óptica.

Essa imagem representa um exemplo da ilusão de Munker-White. Quando duas figuras da mesma cor são colocadas contra diferentes tons circundantes, a percepção visual delas muda.

Nossa equipe analisou a figura no Photoshop para confirmar. Fizemos um vídeo ilustrando o processo para você acompanhar a “mudança” nas cores.


Como informa o Popular Science, uma das teorias que explicam o caso é de David Novick, cientista da computação da Universidade do Texas.

Novick chama o caso de conclusão de cores. Ela faz com que as cores de uma figura, no caso as caveiras, se inclinem em direção às cores que as cercam. Por isso, as caveiras aparentam ter cores diferentes. Uma está cercada de listras azuis e a outra, de listras amarelas.

Não se sabe ao certo o que causa essa ilusão de óptica, mas neurocientistas acreditam que o cérebro calcule uma média de cores, o que causa a percepção de cores diferentes em casos como esse.

Quer ver esta imagem em alta resolução? Clique aqui


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.


Veja também


Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários