Observe a foto acima. Qual é a verdadeira cor da caveira? Roxa ou laranja? Ou as duas? Na verdade, ambas são vermelhas. Trata-se de uma ilusão de óptica.
Essa imagem representa um exemplo da ilusão de Munker-White. Quando duas figuras da mesma cor são colocadas contra diferentes tons circundantes, a percepção visual delas muda.
Nossa equipe analisou a figura no Photoshop para confirmar. Fizemos um vídeo ilustrando o processo para você acompanhar a “mudança” nas cores.
Como informa o Popular Science, uma das teorias que explicam o caso é de David Novick, cientista da computação da Universidade do Texas.
Novick chama o caso de conclusão de cores. Ela faz com que as cores de uma figura, no caso as caveiras, se inclinem em direção às cores que as cercam. Por isso, as caveiras aparentam ter cores diferentes. Uma está cercada de listras azuis e a outra, de listras amarelas.
Não se sabe ao certo o que causa essa ilusão de óptica, mas neurocientistas acreditam que o cérebro calcule uma média de cores, o que causa a percepção de cores diferentes em casos como esse.
Quer ver esta imagem em alta resolução? Clique aqui
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…