Observe a foto acima. Qual é a verdadeira cor da caveira? Roxa ou laranja? Ou as duas? Na verdade, ambas são vermelhas. Trata-se de uma ilusão de óptica.
Essa imagem representa um exemplo da ilusão de Munker-White. Quando duas figuras da mesma cor são colocadas contra diferentes tons circundantes, a percepção visual delas muda.
Nossa equipe analisou a figura no Photoshop para confirmar. Fizemos um vídeo ilustrando o processo para você acompanhar a “mudança” nas cores.
Como informa o Popular Science, uma das teorias que explicam o caso é de David Novick, cientista da computação da Universidade do Texas.
Novick chama o caso de conclusão de cores. Ela faz com que as cores de uma figura, no caso as caveiras, se inclinem em direção às cores que as cercam. Por isso, as caveiras aparentam ter cores diferentes. Uma está cercada de listras azuis e a outra, de listras amarelas.
Não se sabe ao certo o que causa essa ilusão de óptica, mas neurocientistas acreditam que o cérebro calcule uma média de cores, o que causa a percepção de cores diferentes em casos como esse.
Quer ver esta imagem em alta resolução? Clique aqui
Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…
Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…
Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…
Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…
Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…
Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…