Curiosidades

O que acontece se você quebrar uma obra de arte?


Quebrar uma obra é o pesadelo de muitos que põem o pé em uma instituição de arte. Imagine quebrar ou danificar um item caro e raríssimo?

Não é preciso ir muito longe para encontrar alguns exemplos. Um brasileiro quebrou uma estátua barroca de mais de 300 anos ao tirar uma selfie em um museu de Lisboa.

Histórias como essas foram discutidas em inúmeros artigos e imortalizados em vídeos de filmagens de vigilância, embora não seja dito muitas vezes o que acontece a seguir – ou o que fazer se isso acontecer com você.

Então o que acontece quando você quebra uma obra de arte? O que (você deveria) fazer?


A escritora Alison Kinney gosta de colocar uma versão desta pergunta para estranhos em jantares. “É um teste moral com novos amigos, para descobrir o que eles fariam nesta situação”, ela disse, acrescentando com uma risada, “e a resposta certa é:”Eu iria correr.”

incidente no National Watch & Clock Museum

Para Kinney, a questão do que fazer depois de quebrar uma obra de arte é mais do que hipotética. Em 2014, enquanto visitava uma galeria em Nova York, ela queria ter uma vista melhor de algumas pinturas.

Voltando a contemplar os trabalhos à distância, Kinney sentou-se no que ela pensava ser um banco. Seu marido tentou avisá-la, dizendo que era uma obra de arte (feita de isopor e fio de galinha para parecer um banco), mas era tarde demais. Quando ela percebeu seu erro, Kinney tinha quebrado um canto da peça.

“Eu me senti aterrorizada de ser pega”, disse ela. Apesar do que ela espera que os outros façam na mesma situação, Kinney não correu – não porque ela seja moral, ela disse, mas porque estava com medo. Ainda assim, ela não se expressou imediatamente.

“O que eu fiz, e me envergonho disso, é que eu olhei ao redor da sala como se alguém tivesse feito isso”, disse Kinney. “Então eu entrei em uma outra sala para olhar algumas pinturas. Mas eu estava apenas tremendo de ansiedade e pânico.”

Eventualmente, o medo a levou a confessar o acidente a um atendente de galeria, que lhe agradeceu pela honestidade e depois a deixou partir. Mas quando já estava saindo, outro funcionário da galeria veio e a levou de volta “para enfrentar o julgamento de seu chefe superior.”

Ela foi convidada a anotar seu nome, endereço e outras informações de identificação. O trabalho que Kinney quebrou, de um artista anônimo, custou cerca de US $ 8.000. Independentemente disso, era dinheiro que Kinney não tinha. E embora ela pudesse ter mentido para evitar pagar pelos danos, ela não mentiu.


O Seguro

Depois que uma obra de arte é danificada, a galeria ou instituição irá preencher um relatório de incidente, que documenta o que aconteceu exatamente e quem estava envolvido.

Na grande maioria dos casos, uma visitante, como Kinney, que quebra uma arte por acidente não será responsabilizada por pagar pelo reparo ou pelo valor do trabalho.

Assumindo que a instituição tomou medidas razoáveis para proteger a peça em questão, uma companhia de seguros vai cobrir qualquer dano acidental de uma obra de arte.

A situação é, naturalmente, diferente se uma pessoa intencionalmente danifica uma obra de arte, caso em que ela teria que pagar as reparações do trabalho ou cobrir o seu valor, além de enfrentar penalidades criminais.

Ataques à obra Ronda Noturna (1642), de Rembrandt | Cortesia dos Arquivos Nacionais Holandeses.

Porém, após um relatório de incidente ser arquivado, a companhia de seguros irá enviar um representante para inspecionar o trabalho. Eles vão avaliar o dano e obter uma proposta de um curador para a reparação.

A AXA assegura trabalhos em cerca de 4.000 museus e instituições internacionais, das quais 600 estão nas Américas. Das reclamações anuais, trabalhos danificados ou destruídos pelos visitantes das instituições representam menos de 10%.

Essas situações são muito raras. Guardas de museus profissionais, layouts de exposições e o uso de pilares para proteger os trabalhos reduzem os riscos potenciais para uma obra de arte sendo exibida em público.

Um menino taiwanês fez um buraco em uma pintura extremamente valiosa de Paolo Porpora em uma exposição de Taipei, depois de aparentemente tropeçar e tentar recuperar o equilíbrio na obra de arte, de acordo com a fita de vigilância fornecida pelos organizadores.

O reparo

Mas o que acontece com a obra em si?

Em janeiro de 2010, uma mulher caiu sobre um importante tela de Pablo Picasso – O Ator (1904) – enquanto ela estava em exibição no Metropolitan Museum of Art, fazendo um buraco de 15 centímetros na tela.

A pintura foi rapidamente levada para o estúdio de conservação. Foi aplicado um adesivo sobre a tela além de retoques com uma resina pigmentar e sintética que se assemelhava às tintas usadas por Picasso.

Quando retornou ao museu três meses mais tarde, o quadro foi exibido atrás de uma chapa de acrílico.

Ainda mais complicado foi um caso de 2016, por uma mulher de 91 anos que preenchia um jogo de palavras cruzadas num museu de Nuremberg. O problema? Essa palavra cruzada foi na verdade uma obra de arte de 80.000 euros de Arthur Köpcke.

Arthur Köpcke – Reading-Work-Pieces (c.1965)
As “peças” individuais consistem em uma ampla variedade de materiais, incluindo quebra-cabeças de imagens, testes usados na psicologia da percepção, longos textos filosóficos, palavras cruzadas e instruções para ações cotidianas perfeitamente simples.

A idosa frequentadora de museu ficou confusa com Reading-work-piece , que incluía a frase “inserir palavras”. A polícia a questionou por meia hora depois que o incidente se tornou conhecido. Ela disse que estava apenas seguindo instruções.


E o quê você faria se quebrasse uma obra de arte? Deixe seu comentário!


Veja também

https://arteref.com/mercado/como-autenticar-e-proteger-sua-arte/


Fonte

Texto de Isaac Kaplan


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

View Comments

  • Na época da escola, um aluno quebrou uma pinha portuguesa, no Museu do Estado de Pernambuco, devido a bolsa das costas que estava com ele. Depois disso proibiram a entrada de estudantes com a bolsa escolar.

Recent Posts

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

17 minutos ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

7 horas ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

7 horas ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

7 horas ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

1 dia ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

1 dia ago