Curiosidades

Onde estão as cidades criativas?

Mas o que define uma Cidade Criativa?

Para a Rede Cidade Criativa da Unesco, as cidades criativas buscam promover o desenvolvimento urbano sustentável a partir do compromisso com a criatividade e a cultura.

Cidade Criativa, como já diz em seu nome, é aquela cidade que bebe da fonte dos talentos das pessoas que vivem nesta cidade. E são estas pessoas que formam esta cidade e a partir disto elas conseguem  reinventar a cidade, fazer como que ela encontre soluções para o seus problemas, e gere mais qualidade de vida para os seus habitantes. Mas para gerar estes resultados é preciso que a cidade olhe pra si mesma, para que possa assim entender as suas singulariedades, ou seja, o que faz com que ele seja aquilo que ela é, e assim conseguimos projetá-la para que ela seja aquilo que desejamos.

Para o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim a Cidade Criativa é uma cidade que cria um ambiente propício  à criatividade. A cidade em si é uma criação,, talvez uma das mais importantes criações da cultura do ser civilizado, mas o importante na cidade é que ele crie uma atmosfera propícia e atraente para que os criadores possam realmente desempenhar sua função de criação.

Para Mario Munhoz, também arquiteto, a cidade é um organismos vivo que esta em constante transformação, onde há sempre uma produção no âmbito territorial.Para ele a ideia de Cidade Criativa, de Economia Criativa e Indústria Criativa  ilustra-se em um  desenho da cidade que vai se transformando  e aos mesmo tempo inclua a dimensão de cultura no sentido da rede de relações  que existem entre as pessoas deste local.

Em 31 de outubro do ano passado,  a Rede de Cidades Criativas da UNESCO elencou 64 cidades de 44 países como cidades mais criativas do mundo.  Ambas possuem ações de promoção, inovação e  criatividade como principais impulsionadores de um desenvolvimento urbano mais sustentável e inclusivo.

Na ocasião quatro novas cidades brasileiras foram incluídas: Brasília, com destaque para o Design;  Paraty (RJ) com destaque para a gastronomia;  João Pessoa (PB) destacando-se pelo artesanato e artes folclóricas, e Santos com destaque para o cinema.

Desde 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO ressalta a criatividade de seus membros dentro de sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Atualmente, conta com um total de 180 cidades em 72 países.

Apesar de diferenças geográfica, demográfica e economicamente, todas as Cidades Criativas se comprometem em desenvolver e compartilhar bons costumes inovadores para promover as indústrias criativas, fortalecer a participação na vida cultural, e integrar a cultura às políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

A próxima Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas está previsto para junho de 2018, em Cracóvia e Katowice (Polônia).

FONTES:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/64_cities_join_the_unesco_creative_cities_network/

https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2017/11/cidades-criativas-da-unesco-3-brasileiras-sao-eleitas_151166.html

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paula

Amante das belezas da vida, Paula sempre está por dentro do que está acontecendo no cenário cultural na cidade de São Paulo. Bacharel em Ciências e Humanidades e Técnica em Gestão Pública com foco em políticas culturais, Paula vem colecionando uma bagagem de conhecimentos nas áreas de Gestão Cultural e Jornalismo Cultural. Hoje Trabalha no programa de incentivo cultural Pro-MAC da Prefeitura de São Paulo

Recent Posts

‘Poéticas do Silêncio’, exposição de Marlene Chade na Galeria Sergio Caribé – SP

Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…

16 horas ago

Pantone anuncia a Cor do Ano de 2026 e divide opiniões

Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…

2 dias ago

Paço Imperial inaugura a exposição “Gilberto Salvador – Geometria Visceral” e traz obras táteis

Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…

2 dias ago

Manto da Apresentação, de Bispo do Rosário, recebe restauro e participa de exposições pela Europa

Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…

2 dias ago

Dalton Paula, único artista brasileiro na Power 100 da ArtReview, sobe para a 68ª posição na lista de 2025

Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…

2 dias ago

Exposição “Demonstra: pela poética def” no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo

Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…

2 dias ago