O momento mais importante para Picasso foi na retrospectiva Paul Cézanne, realizada no Salon d’Automne, um ano após a morte do artista em 1906.
Embora já estivesse familiarizado com Cézanne, foi até a retrospectiva que, Picasso experimentou o impacto total de sua realização artística. Como ele disse mais tarde: “A influência de Cézanne gradualmente inundou tudo”.
Picasso considerou Paul Cézanne como uma “mãe pairando” e Henri Matisse como “pai para todos nós”. Inevitavelmente, nossa compreensão da pintura de Cézanne foi colorida pelo cubismo e abstração, focalizando a atenção nos aspectos formais de seu trabalho.
A sua redução do mundo visível em formas básicas e subjacentes, as pinceladas facetadas que, parecem reconstruir a natureza através de formas puramente pictóricas, fratura e achatamento do espaço – tudo isso pode ser visto como o começo da arte moderna. No entanto, o próprio Paul Cézanne enfatizou que ele pintou a natureza de acordo com suas sensações, procurando realizar uma “harmonia paralela à natureza”.
Muitos anos depois, em uma conversa com um jornalista, Picasso falou sobre a sua visão:
“Não é o que o artista faz o que conta, mas o que ele é. Cézanne nunca mais me interessaria se ele tivesse vivido e pensado como Jacques-Emile Blanche, mesmo que a maça que ele pintou tivesse sido dez vezes tão bonita. O que atrai nossa atenção é a ansiedade de Cézanne. Esta é a lição a se aprender “
A insistência de Cézanne em refazer a natureza, de acordo com um sistema de formas básicas, era importante para o próprio interesse de Picasso naquela época.
Picasso encontrou no trabalho de Cézanne um modelo de como destilar o essencial da natureza para conseguir uma superfície coesa, que expressasse a visão singular do artista e em 1907, começou a experimentar as técnicas do artista francês ao lado de seu colega, Georges Braque.
Cézanne foi uma referência constante para os dois artistas durante esse período, que acabou resultando na invenção do cubismo em 1909. Ao longo da evolução estilística de Picasso durante sua vida, ele continuou emprestando e reinterpretando a sua arte.
Fonte:
Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…
Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…
Bob Esponja – A Experiência desembarca no MIS Experience para celebrar os 25 anos de…
Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público…
Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…
Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…