Pop art ou Arte pop foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi, na verdade, uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.
Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista.
Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período.
Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A colagem e a técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes foram muito utilizadas.
Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, foi um importante artista plástico e cineasta norte-americano. É um dos maiores representantes da pop art, além de pintor, ganhou grande destaque no cinema de vanguarda e na literatura.
Peter Thomas Blake é um artista plástico britânico. É considerado um dos principais representantes e pioneiro da Pop Art moderna.
Além de gravurista, ele incorpora vários materiais na obra de arte. É muito conhecido por ter desenhado a capa do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, em 1967.
Wayne Thiebaud é um importante gravurista e pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico. Destaca-se por retratar temáticas relacionadas a objetos do cotidiano.
Suas principais obras são pinturas sobre doces, bolos, sorvetes, tortas e sobremesas. Possui também obras retratando batons, sapatos femininos e gravatas.
Roy Fox Lichtenstein foi um pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas.
Jasper Johns talvez tenha sido um dos mais importantes entre os pioneiros da pop art nos Estados Unidos. Começou a pintar objetos como por exemplo bandeiras, mapas, e números.
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…
View Comments
Pode me ajudar com a referencia?