O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A diferença em relação ao fotorrealismo está na maior minúcia dos detalhes e na alta definição geral da imagem, que torna os objetos representados aparentemente mais palpáveis e concretos, com uma ilusão de realidade maior do que a própria fotografia, ou seja, acrescentam-se muitos detalhes às obras de pintura, desenho ou escultura, para que esse se aproxime o máximo possível da realidade.
Os princípios essenciais do hiper-realismo, também chamado superrealismo, são os mesmos do fotorrealismo. A palavra hiper-realismo apareceu pela primeira vez como título de uma exposição organizada pela galerista belga Isy Brachot, em 1973.
1973, Bendigo, Austrália
O artista visual conhecido por suas esculturas hiper-realistas, faz de obras um tanto perturbadoras, mas, sobretudo, o trabalho do australiano é de uma sensibilidade extraordinária. O artista utiliza silicone, pintura e cabelo humano para criar suas peças, a impressão que temos é a de que criação ganha também um pouco, ou, talvez muito, de personalidade. Não é difícil imaginá-las criando vida e se manifestando.
1958, Melbourne, Austrália
É um escultor que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo seus pais construírem brinquedos. Sua mãe fazia bonecos de pano e seu pai brinquedos e marionetes. Segundo relatos Mueck adquiriu esse perfeccionismo por causa de seu pai, que sempre exigia que fizesse tudo perfeito, inclusive pedindo para que refizesse.
Assista também o vídeo:
1990, Santo André-SP, Brasil
Giovani Caramello é um jovem escultor, autodidata e iniciou sua carreira com modelagem 3D. Despertou seu interesse pelo hiper-realismo após trabalhar com a escultura para aperfeiçoar sua técnica. Em suas obras Giovani aborda questões relacionadas ao tempo e a sua efemeridade. Parecem pessoas reais, mas são só esculturas. E é exatamente essa riqueza de detalhes que impressiona e intriga os expectadores da arte de Giovani.
1958, Israel
Conhecido por seus retratos em grandes escalas cinematográficas de mulheres jovens em meio à paisagens transcendentes. Suas pinturas a óleo, foto-realistas, transmitem o espírito de seus súditos em uma grande variedade de ambientes naturais: a partir de florestas tropicais abundantes e desertos sombrios.
1965, Freetown, Autrália
A artista trabalha com uma variedade de materiais e linguagens, de esculturas hiper realísticas feitas de silicone e fibra de vidro, fotografia e video, bem como desenho e pintura. Patricia brinca de laboratório, criando criaturas geneticamente modificadas, imaginárias, que se assemelham com a espécie humana, misturada ao mundo animal.
Saiba mais sobre a artista nesta entrevista feita pela equipe ArteRef.
1983, Garbagnate Milanese, Itália
É um dos maiores artistas vivos do nosso tempo, um verdadeiro mestre. Suas pinturas a óleo exalam sensualidade e paixão que chegam a seduzir-nos através de um disfarce de frutas sumptuosos e vários objetos de natureza morta.
China
O artista chinês Paul Shanghai passa horas aperfeiçoando suas obras nas quais ele recria o movimento e a transparência de materiais líquidos em suas telas. Em alguns trabalhos, o artista consegue moldar todas as formas e curvas de um desenho com aspecto líquido, fazendo flores, pessoas e objetos com traços d’água. Shanghai é conhecido também por telas muito realistas, feitas a lápis, com retratos de pessoas, artistas famosos e de ícones da cultura mundial.
1974, Todi, Itália
Ele começou a pintar quando era mais jovem e seus primeiros trabalhos em óleos remontam à primeira metade da década de oitenta. Ele dedicou seus estudos para a aprendizagem de técnicas pictóricas que teriam uma influência significativa na sua formação artística.
1977, Ridgewood , Nova Jersey
Estudou pintura na Lorenzo de ‘Medici em Florença. Ela passou a completar seu M.F.A na New York Academy of Art, Graduate School of arte figurativa em 2001. É professora e da palestras em universidades e instituições, também é adjunto da New York Academy of Art. Alyssa foi premiada com a Fundação Grant Elizabeth Greenshields de Pintura três vezes e é um membro da New York Academy of Art de Conselho de Curadores.
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…
View Comments
mano que maravilha eu vir parar aqui, meu sonho pintar assim