Artigos Acadêmicos

O Neoclássico e os Cantos XXII ao XXIV da Ilíada


Aquiles segue na aniquilação dos inimigos. Troianos e aliados correm em busca dos muros protetores de Troia. Somente Heitor permanece do lado de fora.

No alto da muralha, ao visualizarem Aquiles correndo em direção à grande entrada, Príamo implora ao filho que se proteja.  

Arrancando os brancos cabelos, o velho rei, clama para que Heitor desista, enquanto Hécuba, ao seu lado, se põe a chorar.

Mas, Heitor continua irredutível, disposto a combater o terrível e colérico Aquiles, que avança ao longe em sua direção.

No entanto, ao ver mais de perto, a armadura de bronze dourada e a hasta longa que nas mãos Aquiles segura, um tremor toma-lhe de assalto e correndo se põe, afastando-se do portão seguro.

Três voltas são dadas com Aquiles em seu encalço, até que os deuses, que observam a triste cena, resolvem intervir e acelerar o Destino.

Atena, com a aprovação de Zeus, desce do Olimpo e, assumindo a forma do irmão de Heitor, Deífobo, incita-o a parar para descansar e enfrentar Aquiles, enquanto fala aos ouvidos do outro para se preparar.

Heitor agradecido e fortalecido pelos conselhos do irmão, avança guiado e iludido por Atena. Sua lança, no entanto, ao bater no escudo, trabalhado por Hefesto, é repelida. E somente, ao gritar pela arma do irmão descobre a cilada e “no coração tudo Heitor compreendeu, e a si próprio, então, disse: ‘Pobre de mim! É bem certo que os deuses à morte me votam.” (HOMERO, Ilíada, XXII, 296-297, 2015, p. 457)

Com a morte inevitável, arrancando a espada, investe contra Aquiles, mas a armadura mais uma vez repele o ataque.

Do mesmo modo, Aquiles arremete a longa lança de freixo, enterrando-a no tenro colo descoberto de Heitor. Tombado na areia, antes de baixar ao Hades, o príncipe troiano soube que seu corpo seria atirado aos cães e jamais devolvido à família.

Disposto a maltratar o corpo sem vida de Heitor, ainda irado a lembrar-se de Pátroclo insepulto ainda, Aquiles se prepara para arrastá-lo.

Domenico CUNEGO (1724/25[2]-1803) após Gavin HAMILTON[3] (1723-1798) Aquiles arrasta o cadáver de Heitor atrás de sua carruagem, 1766. Gravura, 44,1×62,6.

Hamilton representa o instante vitorioso de Aquiles que, após ultrajar o corpo de Heitor, se prepara para dar voltas ao redor dos muros de Troia. Ao fundo, à direita, a família do príncipe Troiano se desespera.  

Enquanto os gregos se abrigam junto as naus, os Mirmídones são convocados a lamentar a morte de Pátroclo. Junto à tenda, colocando as mãos sobre o corpo do amigo, Aquiles lhe fala:

Pierre LACOUR (1745-1814) (Escola de) Aquiles deita o corpo de Heitor aos pés de Pátroclo, ca. 1769. Óleo sobre tela, 111×147. Depositado na Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, Paris, França.

Natural de Bordeaux, Lacour estudou por volta de 1764/65 em Paris com o pintor Neoclássico Joseph-Marie VIEN[4]. Premiado no concurso do Prix de Rome, viveu anos em Roma. Em 1772 Lacour retornou a França e entrou para a Académie nationale des sciences, belles-lettres et arts de Bordeaux, tornando-se professor logo depois, e em 1801 fundou o Musée des beaux-arts de Bordeaux.  

Jean Joseph TAILLASSON (1745-1809) Aquiles exibindo o corpo de Heitor aos pés de Pátroclo, 1769. Óleo sobre tela, 147x178x10. Krannert Art Museum, Champaign, Illinois, EUA.

Natural da região de Bordeaux, Taillasson, tal como Lacour e outros tantos jovens do período, frequentou o estúdio em Paris do pintor Neoclássico Joseph-Marie Vien, e fez parte dos artistas que participaram da competição do Grand Prix de Rome de 1769, com o tema histórico: Aquiles exibindo o corpo de Heitor aos pés de Pátroclo. Em Roma de 1773 a 1777, Taillasson desenvolveu o estilo neoclássico que o acompanhou no retorno a França. Membro da Académie Royale de Peinture et de Sculpture a partir de 1784, participou regularmente do Salão de Paris, com obras apoiadas na mitologia.

Joseph-Benoît SUVÉE (1743-1807) (Escola de) Aquiles coloca o cadáver de Heitor aos pés do corpo de Pátroclo, ca. 1769. Óleo sobre tela, 111×144. Musée du Louvre, Paris, França.

Flamengo, nascido em Bruges, na Bélgica, Suvée chegou a Paris com apenas dezenove anos. Vencedor de uma das competições do Grand Prix de Rome, foi para Roma, por volta de 1772, permanecendo até 1778. Nomeado para a Académie Royale de Peinture et de Sculpture ao retornar a França, Suvée foi empossado como diretor em 1792 e voltou para a capital italiana em 1801 até sua morte.

Joseph Barthélemy, conhecido por LE BOUTEUX (1742- ca. 1791) Aquiles deita o corpo de Heitor aos pés de Pátroclo, 1769. Óleo sobre tela, 110×145. Depositado na Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, Paris, França.


Natural de Lille, quase fronteira com a Bélgica, aluno da Académie Royale de Peinture et de Sculpture, Le Bouteux, participou com o colega Pierre LATOUR na competição do Grand Prix de Rome em 1769.  Aos vinte e sete anos foi o vencedor do tema e partiu para Roma em 1771, juntando-se, posteriormente com os colegas: Jean-Joseph TAILLASSON e Joseph Benoît SUVÉE entre outros. 

Com a Aurora, os preparativos para o enterro de Pátroclo se iniciam. Troncos são depostos, onde Aquiles idealiza a sepultura do amigo e a sua própria. Ao redor, os amigos se posicionam. Libações são produzidas e animais são degolados. Em ação desprezível são sacrificados doze meninos, filhos de famílias troianas. Ateado o fogo, os ventos Zéfiro e Bóreas são chamados para atiçarem as labaredas, as quais consomem o prezado amigo até o dia seguinte.

Jacques-Louis DAVID[5] (1748-1825) O Funeral de Pátroclo, 1778. Óleo sobre tela, 94×218.  National Gallery of Ireland, Dublin.

Em Roma após a conquista do Prix de Rome e ambicioso por mostrar o domínio do tema no estilo Neoclássico, David enviou esse esboço à óleo para parecer da Académie Royale de Peinture et de Sculpture em Paris em 1778.

A pintura representa o Canto XXIII da Ilíada, o qual trata dos Prêmios em Honra de Pátroclo. O formato horizontal amplia o cenário do acampamento grego na praia. O corpo de Pátroclo acaba de ser colocado sobre a esquife junto ao amontoado de lenha e Aquiles, com o manto vermelho, apoia a cabeça do amigo.  À direita, se encontra o cadáver de Heitor, novamente amarrado no carro e à esquerda um dos meninos troianos está sendo sacrificado, enquanto outros já estão sendo levados para a pira no alto.

No raiar do segundo dia após as cinzas de Pátroclo serem colocadas em urna de ouro, amargurado, Aquiles arrasta o corpo de Heitor por três vezes ao redor do local da pira já extinta. A despeito dos maus tratos, o corpo de Heitor se mantém inviolado, protegido por Apolo.

Louis GALLAIT (1810-1887) Aquiles arrastando o corpo de Heitor, ca. 1833. Desenho a pincel em aguada cinza, com caneta e tinta cinza e marrom, 47x 65,7. British Museum, Londres, UK.

Pintor e gravador, Gallait nasceu em Tournai, na Bélgica. Um dos primeiros artistas belgas a migrar para a pintura histórica e mitológica no estilo neoclássico. Mas a partir da década de 1840, instalado em Bruxelas, sua pintura já tendia para o Romantismo e posteriormente para o Realismo. Foi eleito diretor e presidente da Académie Royale des Beaux-Arts, atual Académie royale des sciences, des lettres et des beaux-arts de Belgique

O desenho mostra o corpo de Heitor arrastado na areia e protegido por Apolo, enquanto Aquiles circunda o túmulo, segundo suas ordens – ainda pouco elevado – no local à volta da pira extinta.

Alguns dos indignados deuses enviam Íris ao local onde Príamo chora, para dizer-lhe que deve pagar um resgate pelo filho. Imediatamente, ansioso o velho rei concorda e segue em direção à tenda de Aquiles acompanhado por Hermes[6], que ao chegar próximo aos guardas, um sono agradável incute.

Príamo suplica o retorno do corpo de Heitor e relembra-o que tem a mesma idade do velho pai, Peleu.

Wilhelmus Petrus van GELDORP (1832-1900) Príamo pede a Aquiles o corpo de Heitor, 1870.  Gravura, 53,5×39,5. Rijksmuseum, Amsterdam, Holanda.
Gavin HAMILTON (1723-1798) Príamo implorando a Aquiles pelo corpo de Heitor, 1775. Esboço a óleo., 63,5×99,1. Tate Britain, Londres, UK.

Esse óleo é uma das versões preliminares produzidas por Gavin Hamilton com o tema da Ilíada, em que representa o momento em que Aquiles começa a ceder à compaixão, pegando na mão de Príamo, prostrado aos seus pés. “do belo trono se ergueu, pela mão toma o velho monarca, da branca barba condoído, condoído da nívea cabeça” (HOMERO, Ilíada, XXIV, 514-515, 2015, p. 505)

A versão maior não chegou a ser produzida, mas o assunto ficou conhecido por meio da gravura – Príamo resgata o cadáver de Heitor[7] – produzida por Domenico CUNEGO (1724/25-1803) no mesmo ano.

A fúria de Aquiles é superada durante a refeição oferecida ao velho monarca. Finalmente o herói percebe que faz parte da vontade dos deuses. Com saudades do pai, longe da pátria, sem o amigo, que a morte de Heitor não alterou, Aquiles se dá conta da sua mortalidade.

Guardado ainda por Hermes, Príamo finalmente retorna à Troia com o corpo de Heitor, ao raiar da Aurora. “Antes de todas, atiram-se ao carro do leito funéreo, arrepelando os cabelos, a esposa querida e a mãe velha. Chora ao redor todo o povo, enquanto elas o rosto lhe afagam.” (HOMERO, Ilíada, XXIV, 709-710, 2015, p. 510)

Gavin HAMILTON (1723-1798) Andrômaca lamentando a morte de Heitor, ca. 1759. Esboço a óleo sobre tela, 64.20×98.50. National Galleries of Scotland, Edinburgh, Escócia.

No ambiente fúnebre Hamilton adiciona Helena, Príamo e Hécuba transpassados pela dor; os irmãos mais jovens de Heitor e Andrômaca debruçada sobre o esposo.

  

Depois do desabafo de Hécuba, Helena lamenta:

No décimo dia, sobre a pira armada, o corpo de Heitor é colocado e a fogueira acesa, que arde até o dia seguinte. Em urna de ouro recolhem os ossos do irmão, levada ao túmulo cavado.


REFERÊNCIAS

BRITISH MUSEUM, Londres, UK. https://www.britishmuseum.org/collection/object/P_1990-1109-141 Acesso em 10 jul. 2022.

ECOLE NATIONALE SUPÉRIEURE DES BEAUX-ARTS DE PARIS,Paris, França.   Disponível em: http://www.ensba.fr/ow2/catzarts/voir.xsp?id=00101-11226&qid=sdx_q0&n=4&sf=&e= Acesso em 10 jul. 2022.

ECOLE NATIONALE SUPÉRIEURE DES BEAUX-ARTS DE PARIS,Paris, França. Disponível em: http://www.ensba.fr/ow2/catzarts/voir.xsp?id=00101-11225&qid=sdx_q0&n=4&sf=&e= Acesso em 10 jul. 2022.

HOMERO. Ilíada. Tradução Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, 2017. 715 p.

HOMERO. Ilíada. Tradução Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. 536 p.

KRANNERT ART MUSEUM, Champaign, Illinois, EUA. Disponível em: https://collection.kam.illinois.edu/objects-1/portfolio?records=90&query=sort_Artist%20has%20words%20%22TAILLASSON%22%20and%20disp_Obj_type%20%3D%20%22Painting%22&sort=9 Acesso em 10 jul. 2022.

METROPOLITAN MUSEUM OF ART, Nova Iorque, EUA.  Disponível em:https://www.metmuseum.org/art/collection/search/817569 Acesso em 10 jul. 2022.

MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010066338 Acesso em 10 jul. 2022.

MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010053155 Acesso em 10 jul. 2022.

MUSÉE DU LOUVRE, Paris, França. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010053149 Acesso em 10 jul. 2022.

NATIONAL GALLERY OF IRELAND, Dublin, Irlanda. Disponível em: http://onlinecollection.nationalgallery.ie/objects/8188/the-funeral-of-patroclus Acesso em 10 jul. 2022.

NATIONAL GALLERIES OF SCOTLAND, Edinburgh, Escócia. Disponível em:   https://www.nationalgalleries.org/art-and-artists/5683/andromache-bewailing-death-hector Acesso em 10 jul. 2022.

RIJKSMUSEUM, Amsterdam, Holanda. Disponível em: http://hdl.handle.net/10934/RM0001.COLLECT.339122 Acesso em 10 jul. 2022.

RIJKSMUSEUM, Amsterdam, Holanda. Disponível em:http://hdl.handle.net/10934/RM0001.COLLECT.116235 Acesso em 10 jul. 2022.

TATE BRITAIN, Londres, UK. Disponível em: https://www.tate.org.uk/art/artworks/hamilton-priam-pleading-with-achilles-for-the-body-of-hector-t00864 Acesso em 10 jul. 2022.


[1] Vaso pequeno para armazenar óleos perfumados, o Lécito apresenta a forma cilíndrica e delicada; uma alça e pescoço fino.  

[2]     Existem discrepâncias em relação à data de nascimento do artista gravador Domenico CUNEGO (1724/25-1803) indicada em diferentes museus e junto à sua biografia, por volta de 1723/1727.

[3]     Saiba mais de Gavin HAMILTON (1723-1798) em: https://arteref.com/artigos-academicos/a-pintura-neoclassica-de-gavin-hamilton/

[4] Saiba mais sobre Joseph-Marie VIEN[4] (1716-1809) em: https://arteref.com/artigos-academicos/joseph-marie-vien-neoclassicismo-franca/

[5] Saiba mais sobre Jacques-Louis DAVID (1748 -1825) em: https://arteref.com/artigos-academicos/expansao-neoclassica-seculo-xviii/

[6]     Mensageiro e intermediário dos deuses, filho de Zeus e Maia. Inventor da lira e da flauta, entregues para Apolo em troca do caduceu e o dom da adivinhação.

[7] Domenico CUNEGO (1724/25-1803) após Gavin HAMILTON (1723-1798). Príamo resgata o cadáver de Heitor, 1775. Gravura, 43.3×60.3. Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, EUA.  Disponível em: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/817569 Acesso em 10 jul. 2022.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Fatima Sans Martini

Mestre em Artes Visuais com Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais pela UNESP. Pós-graduação em História da Arte pela FAAP-SP. Formada em Artes Plásticas. Experiência profissional: Projetista em Design de Interiores. Experiência acadêmica: nas disciplinas de Projetos, Desenho, História do Mobiliário e História da Arte nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores. Professor das disciplinas de Estética e História da Arte Mundial e Brasileira no Curso de Artes da Unimes, Universidade Metropolitana de Santos, SP

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio na próxima sexta-feira…

11 horas ago

Ayrson Heráclito: entrelaçando arte, história e cultura afro-brasileira

Ayrson Heráclito nos convida, por meio de sua arte, a explorar a riqueza e a…

2 dias ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

2 dias ago

Paço Imperial inaugura três exposições simultâneas

O Paço Imperial inaugura, a partir do dia 17 de abril de 2024, três exposições…

3 dias ago

Tomie Ohtake ganha mostra na Galeria Nara Roesler

A Galeria Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar, em parceria com o…

5 dias ago

Galeria de Arte André apresenta exposição de Manabu Mabe

A Galeria de Arte André, no ano em que se completa o centenário de nascimento…

5 dias ago