Categories: Bienal

Bienal 2016: O simples e belo traço de Wilma Martins

Wilma Martins nasceu em Belo Horizonte, 1934, onde frequentou o Instituto de Belas Artes entre 1956 e 1959, tendo como professor Alberto da Veiga Guignard. Além da pintura, do desenho, da gravura e da ilustração, ela exerceu atividades como diagramadora no jornal Estado de Minas e nas revistas Alterosa, de Belo Horizonte, e Jóia, do Rio de Janeiro, e desenhou figurinos para o Balé Klaus Vianna e para o Teatro Universitário (ambos em Belo Horizonte). A artista fez individuais em Belo Horizonte, Ouro Preto, Salvador, Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Curitiba e Buenos Aires. Ela participou das bienais internacionais de São Paulo (1967), Ljubljana/Iugoslávia (1967), Veneza (1978), Genebra e Berlim (1969), entre outras. Seu trabalho esteve na Bienal da Bahia de 1966 e 1968, no Salão Nacional de Arte Moderna de 1961, 1968 e 1975, e no Panorama de Arte Atual Brasileira, do MAM SP (1969 e 1974).

Wilma Martins recebeu o Prêmio Itamaraty, na Bienal de São Paulo de 1967, o Prêmio de Viagem ao Exterior do Salão Nacional de Arte Moderna, em 1975, e o Prêmio Principal do Panorama de Arte Atual Brasileira em 1976, no MAM SP, e outros como ilustradora de livros infantis.

 

Fonte:
Texto

 

 

Veja também

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Raisa Figueiredo

Estudou desenho artístico, ama Ilustrações, tatuagens e tudo que é bizarro. Também adora ler, escrever, ufologia, gatos, street art, arquitetura, animação e mais gatos.

Recent Posts

Gume lança novos quebra-cabeças inspirados em obras de Tarsila do Amaral

A Gume ampliou sua coleção de quebra-cabeças inspirados na obra de Tarsila do Amaral com…

9 horas ago

LEGO lança versão de O Beijo, de Gustav Klimt

A LEGO acaba de anunciar um dos lançamentos mais ambiciosos de sua linha dedicada à…

4 dias ago

Qual é o papel do curador?

Você já entrou em uma exposição e teve a sensação de que as obras pareciam…

5 dias ago

“Habitar a paisagem”, de Flavia Fabbriziani: nova exposição na Galeria 18

A Galeria 18 abre, no dia 5 de agosto, a exposição individual "Habitar a paisagem"…

6 dias ago

Conheça os ateliês de 6 grandes nomes da história da arte

Os ateliês costumam ser muito mais do que locais de trabalho. Para muitos artistas, eles…

6 dias ago

A arte fala por si mesma ou precisa de narrativa?

A narrativa pode transformar completamente a forma como enxergamos uma obra de arte? Uma caixa…

2 semanas ago