Categories: Bienal

Bienal 2016: Ursula Biemann & Paulo Tavares e as especulações sobre o passado

A exposição compacto ‘Lei da Mata’, do artista Ursula Biemann e arquiteto Paulo Tavares, faz parte do projeto de pesquisa expansiva “Futuro Vocabulários / Human-Desumanos-Posthuman”, realizado pela BAK e filósofo Rosi Braidotti do Centro de Ciências Humanas em Utrecht Universidade. Desde 2008, sob a liderança de Maria Hlavajova, BAK formou um perfil distinto, como um ambicioso para-universitário de tipos, gerando exposições, publicações e conferências para especular sobre o passado, presente e futuro. Os projetos de BAK manter urgências sociais e políticos deliberadamente e de forma consistente no centro das atenções e “Código Florestal”, com seu foco sobre as implicações sociais, políticos e jurídicos das alterações climáticas, não é excepção.

 

Biemann descreveu sua própria prática como tendo mudado de uma preocupação com a geopolítica para o “cosmopolita”. Este alargamento máximo de focusto abraçar condições planetárias a levou a realizar o trabalho de campo e cinema em todo o mundo – desde as areias betuminosas de Alberta para as florestas da Amazônia do Equador, das Ilhas Shetland para Bangladesh – a fim de promover uma perspectiva artística na material geológico, hidrológico e atmosférico da Terra é feita. A abertura do “Código Florestal” foi oportuna, coincidindo como aconteceu com a recente aniversário do furacão Katrina, pressione os debates em torno da Parceria Comercial Trans-Pacífico e do clamor sobre autorização controversa do presidente Barack Obama de Oceano Ártico perfuração de combustível fóssil da Royal Dutch Shell programa. ‘Código Florestal’ oferece um retrato perturbador e vergonhoso da interação terra-humana, em uma exposição que apresenta e enquadra a pesquisa artística e produção em um barebones, forma documental.

Veja também:

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Raisa Figueiredo

Estudou desenho artístico, ama Ilustrações, tatuagens e tudo que é bizarro. Também adora ler, escrever, ufologia, gatos, street art, arquitetura, animação e mais gatos.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

21 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

21 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

3 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

3 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

3 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

3 dias ago