Quem é o palestrante? Philippe Barcinski
Sobre o que é a palestra? O curso analisará trechos de filmes clássicos e trabalhos do próprio palestrante, indicando e questionando opções estilísticas de seus autores e abordando os principais recursos da gramática cinematográfica.
Até quando? 26 de julho
INTRODUÇÃO À LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA com Philippe Barcinski
Assim como para escrever um texto é necessário o conhecimento da gramática da língua portuguesa, o mesmo se dá para se filmar. No lugar de palavras, há planos. Mas a noção de ritmo é a mesma. Há planos longos e planos curtos. Um diretor de cinema faz opções o tempo todo. Teleobjetiva ou grande angular? Steadicam ou câmera na mão? Plongê ou contra-plongê? Câmera objetiva ou subjetiva? Todas essas opções somam-se revelando um estilo. E até mesmo para se romper com a norma é importante conhecê-la.
Onde o diretor posiciona a câmera? Como ele pensa a decupagem? O que é decidido na preparação, o que se deixa para a filmagem e o quão aberto se leva o material para a montagem? Como integrar o trabalho de câmera com o trabalho dos atores? Não há respostas únicas para essas perguntas. Tudo depende do estilo e do método do diretor, que podem ser os mais diversos. Este curso compacto propõe investigar os diferentes processos de direção de um filme.
O trajeto proposto, nesta oficina, inicia-se com a análise de fragmentos de filmes de diferentes épocas, apontando a formação da linguagem clássica e seus movimentos de ruptura. Em um segundo momento, analisa-se páginas de roteiros, storyboards, ensaios, materiais brutos de filmagem e materiais finalizados de curtas-metragens, longas-metragens e programas de TV dirigidos pelo palestrante, sempre como pauta para discutir o processo da construção da linguagem de um filme da forma mais ampla possível.
Link do curso http://www.obarco.com.br/cursos/audiovisual/philippe-barcinski.html
Sobre Philippe Barcinski
Cineasta, roteirista, produtor e diretor de TV. Recebeu mais de 60 prêmios por seus trabalhos como os curtas A Escada, Palíndromo e A Janela Aberta e o longametragem Não Por Acaso, com Rodrigo Santoro e Leonardo Medeiros. Participou dos principais festivais do mundo como Cannes e Berlim. Teve seus trabalhos exibidos em TVs como Sundance Channel, Channel Four e Chanel Plus. Dirigiu programas e séries de TV para TV Globo, MTV, TV Cultura e ARTE (França). Em 2013, lançará seu segundo longametragem, Entre Vales, com Ângelo Antônio.
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…
1. O Mito da Globalização e a Realidade dos Números O senso comum sugere que…