Neil Gaiman: gênio do surrealismo em Mirror Mask
Mirror Mask(2005) é um filme dirigido por Dave McKean e escrito por Neil Gaiman e Dave McKeaan, basta assistir ao filme para compartilhar da grande viagem que eles criaram.
Mirror Mask é mais um filme criado claramente, à luz do padrão roteiro Christopher Vogler, e é mais um dos aprimoramentos dos primitivos e clássicos contos de fadas, seguindo uma linha bem semelhante ao Labirinto do Fauno.
Porém este apresenta uma jovem heroína moderna, de fácil identificação tanto para meninas, quanto para qualquer um que tenha construído seu universo particular com seus gostos voltados tanto para as artes quanto para a psicologia, pois o filme é UM SONHO, e nesse momento não consigo me lembrar de outro filme que consiga exprimir com tanta clareza tanto a estrutura dos sonhos, quanto o mundo das fantasias, do onírico e das forças do psicológico.
Obras em Destaque
Daria para pegar cada cena do filme e correlacionar com um pintor surrealista, porém vou generalizar as influências de Bosch, Magritte, Dali, Giger, Escher…e provavelmente vários, muitos outros, pois o filme é uma homenagem justamente aqueles que enchergam a vida e o mundo através da “máscara da ilusão”, e essa seria a melhor metáfora para definir os criadores que se inspiram em realismos fantásticos.
Psicologicamente, é mais um dos filmes que pode se encaixar em teorias Jungianas e seus conceitos de personas, como a da sombra, alcances de individuação e a dissecação dos sonhos: sempre competentes em nos fornecer tanto respostas o quanto remédios para nossos problemas e dores, daria para fazer o seu dicionário de símbolos e provavelmente o farei em algum momento.
Para mim, esse filme está eleito como um grande representante de obra-prima da sétima arte: sons, imagens, delírios que dispensam explicações técnicas, é assistir e aguardar os seus próximos sonhos, certamente serão mais ricos e mais bonitos.