Categories: Cinema

Neil Gaiman: gênio do surrealismo em Mirror Mask

Mirror Mask(2005) é um filme dirigido por Dave McKean e escrito por Neil Gaiman e Dave McKeaan, basta assistir ao filme para compartilhar da grande viagem que eles criaram.

Mirror Mask é mais um filme criado claramente, à luz do padrão roteiro Christopher Vogler, e é mais um dos aprimoramentos dos primitivos e clássicos contos de fadas, seguindo uma linha bem semelhante ao Labirinto do Fauno.

Porém este apresenta uma jovem heroína moderna, de fácil identificação tanto para meninas, quanto para qualquer um que tenha construído seu universo particular com seus gostos voltados tanto para as artes quanto para a psicologia, pois o filme é UM SONHO, e nesse momento não consigo me lembrar de outro filme que consiga exprimir com tanta clareza tanto a estrutura dos sonhos, quanto o mundo das fantasias, do onírico e das forças do psicológico.

Daria para pegar cada cena do filme e correlacionar com um pintor surrealista, porém vou generalizar as influências de Bosch, Magritte, Dali, Giger, Escher…e provavelmente vários, muitos outros, pois o filme é uma homenagem justamente aqueles que enchergam a vida e o mundo através da “máscara da ilusão”, e essa seria a melhor metáfora para definir os criadores que se inspiram em realismos fantásticos.

Psicologicamente, é mais um dos filmes que pode se encaixar em teorias Jungianas e seus conceitos de personas, como a da sombra, alcances de individuação e a dissecação dos sonhos: sempre competentes em nos fornecer tanto respostas o quanto remédios para nossos problemas e dores, daria para fazer o seu dicionário de símbolos e provavelmente o farei em algum momento.

Para mim, esse filme está eleito como um grande representante de obra-prima da sétima arte: sons, imagens, delírios que dispensam explicações técnicas, é assistir e aguardar os seus próximos sonhos, certamente serão mais ricos e mais bonitos.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Erika Pessanha

Uma das 5 participantes do Atelier Noite Estrelada, iniciado na cidade de Maricá- RJ e adota o estilo Co-working, integrando artistas, os direcionando para aulas, palestras e produção tanto para área artística quanto publicitária. Auto-didata, a vida e as paixões levaram à estudos solitários de artes, design, cultura, cinema, escrita, filosofia e arte terapia. Ministra uma oficina de escrita criativa em sua cidade com foco na produção autoral digital (ebooks e áudio livros). Escreve, produz e distribui contos e poesias de sua autoria e de outros autores.

Recent Posts

“Voile/Toile – Toile/Voile”, de Daniel Buren, no MAM Rio

O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…

4 dias ago

‘Beatriz Milhazes: 100 Sóis’ é a primeira individual da artista em Salvador

Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…

5 dias ago

Obra de Eduardo Kobra estampa selo comemorativo da ONU

Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…

1 semana ago

Galeria 18 lança o ‘Clube de Arte 18’, o primeiro members club de arte do Brasil

A Galeria 18 anuncia o lançamento do Clube de Arte 18, o primeiro members club…

1 semana ago

O que faz um artista vender?

“O que faz um artista vender?”: a pergunta que movimenta artistas, estudantes, consultores, galeristas e…

1 semana ago

Liane Roditi apresenta Dobras e Desdobras no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a primeira exposição individual da artista Liane…

2 semanas ago