Quem é o artista? Cao Guimarães
O que vai ter na exposição?
Filme e fotografias
Até quando?
25 de julho

Galeria Nara Roesler  – Cao Guimarães

A Galeria Nara Roesler apresenta, a partir do dia 21 de julho, a exposição “Passatempo”, de Cao Guimarães. A água – símbolo de nascimento e elemento que contém e alimenta o embrião – foi a orientação para a curadoria de Solange Farkas.

Passatempo mostra um pequeno inventário das obsessões que se convertem em poesia na obra de Cao Guimarães. Ela percorre o caminho do trabalho do artista que explora a relação entre o homem, o objeto e a paisagem. Na série fotográfica “Gambiarras”, a presença humana é apenas presumida.  Em “Paquerinhas”, ela é projetada na relação irônica entre pipas e varas de pescar. Já em Limbo ela desaparece do mundo, nos balanços vazios.

Então, ele chega a “Otto”, seu trabalho mais recente e destaque da exposição. Cao batizou a obra com o nome do filho e a descreve como um filme de amor. Durante 70 minutos, a pessoa, símbolo ausente até então, está no centro da cena.  A narrativa tem como fio uma imagem de mulher. Seu rosto, seu corpo, sua voz, sua risada, a barriga que cresce e vira bolha prestes a explodir num rebento.

A curadora Solange Farkas escreve que “o fruto nasce, o fruto germina”. Ela diz que, para Cao Guimarães “o cinema é uma arte que ainda está no berço”. Esta é a quarta exposição individual do artista na galeria Nara Roesler.

Sobre Cao Guimarães

O mineiro Cao Guimarães é um dos nomes brasileiros de maior êxito no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1990, ele pode exibir suas obras em festivais com foco a priori detido sobre o cinema – Locarno, na Suíça, Sundance, nos EUA, e Cannes, na França, entre outros –, e também em mostras de arte como a Bienal de São Paulo, evento do qual participou em 2002 e 2006.

Autor de documentários como Andarilho e A alma do osso, além de Acidente (em parceria com Pablo Lobato), o artista tem numerosas obras suas em coleções prestigiadas, como a da Tate Modern, em Londres, as do MoMA e do Museu Guggenheim, em Nova York, e a do Museu Thyssen-Bornemisza, em Madri.

Com obras que podem ser consideradas audiovisuais expandidos, influenciou diversos outros artistas de Minas Gerais, como Marcellvs L.. Seu trabalho com fotografias também tem destaque. A famosa série “Gambiarras” serviu como um dos eixos do Panorama da Arte Brasileira, em 2007, com curadoria de Moacir dos Anjos, no MAM-SP.

Abertura: 21.07.2012 – de 11h à 15h

Imagem:

Cao Guimarães
Otto (2012)
Vídeo digital em alta definição / High-definition video Colorido / Colorful
70 minutos / 70 minutes
Trilha Sonora / Sound Track O Grivo

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

19 horas ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

19 horas ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

20 horas ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

21 horas ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

21 horas ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

21 horas ago