As Duas
Qual a palestra? “A crise de identidade e a situação do corpo no mundo contemporâneo”, com Gal Oppido.
Quem é o artista? Natural de São Paulo, filho de artista plástico e criado no bairro do Ipiranga, Gal Oppido sempre esteve em contato com a arte. Formado pela Universidade de São Paulo em arquitetura e urbanismo, lecionou linguagem visual na Universidade PUC de Campinas e expõe desde 1976 tendo acervos em diversos espaços, como MASP e MAM, local em que atualmente leciona cursos de linguagem fotográfica.
O que terá? O Art Talks é um ciclo de conversas entre fotógrafos, professores e artistas com apreciadores das artes visuais. Neste primeiro encontro, Gal Oppido conversará abertamente com os presentes sobre a questão de como o corpo é visto e tratado no mundo contemporâneo e como ele aborda esses aspectos em seus trabalhos.
Sobre o espaço: A Photoarts Gallery foi fundada na esperança de criar um mercado de arte menos excludente, tanto aos artistas como aos colecionadores, e mais acessível à maioria, propiciando o surgimento de uma nova geração de colecionadores e amantes da fotografia e das artes. A galeria representa uma grande variedade de imagens de mais de 60 fotógrafos nacionais e estrangeiros que permitem a comercialização de suas fotografias.
Quando: 26 de maio de 2015, às 20h.
Prata sobre pele sobre prata
Com o intuito de aproximar os interessados em arte aos grandes artistas contemporâneos, surgiu o Art Talks. A iniciativa é da Photoarts Gallery que sentiu a necessidade de tornar o ambiente da galeria em algo maior do que apenas um local de exposição e venda, mas sim, um espaço de difusão, troca e experiência da arte como um todo.
Alegorias bíblicas
Neste primeiro encontro do Art Talks, Gal Oppido fala sobre seus trabalhos com fotografia em que explora diferentes aspectos do corpo e da matéria. Entre seus principais ensaios podemos citar “Alegorias Bíblicas”, “Prata sobre pele pele sobre prata”, “Taxidermia”, “Vestes” e “As duas”.
Relações Co-medidas
Podemos perceber em suas obras um grande cuidado aos detalhes, iluminação, escolha dos objetos, temas e personagens, todas as produções são feitas minuciosamente. A maioria de seus trabalhos têm como base o corpo humano, explorando-o sem pudores, já que para ele, “o corpo é como uma folha de papel em branco”, e todo o resto se dá a partir da interação deste corpo com os objetos, as vestes, o mundo.
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro convida para a inauguração da exposição individual Denso…
A Zipper Galeria inaugura no dia 8 de maio de 2025 a exposição “Tantos museus…
A técnica de assemblage, caracterizada pela junção de objetos diversos para formar composições tridimensionais, emergiu…
Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…
Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…
De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…