Palestras

A questão do corpo no mundo contemporâneo e nas fotos de Gal Oppido

Por Paulo Varella - maio 25, 2015
3718 1
Pinterest LinkedIn
As Duas

Qual a palestra? “A crise de identidade e a situação do corpo no mundo contemporâneo”, com Gal Oppido.

Quem é o artista?  Natural de São Paulo, filho de artista plástico e criado no bairro do Ipiranga, Gal Oppido sempre esteve em contato com a arte. Formado pela Universidade de São Paulo em arquitetura e urbanismo, lecionou linguagem visual na Universidade PUC de Campinas e expõe desde 1976 tendo acervos em diversos espaços, como MASP e MAM, local em que  atualmente leciona cursos de linguagem fotográfica.

O que terá? Art Talks é um ciclo de conversas entre fotógrafos, professores e artistas com apreciadores das artes visuais. Neste primeiro encontro, Gal Oppido conversará abertamente com os presentes sobre a questão de como o corpo é visto e tratado no mundo contemporâneo e como ele aborda esses aspectos em seus trabalhos.

Sobre o espaço: A Photoarts Gallery foi fundada na esperança de criar um mercado de arte menos excludente, tanto aos artistas como aos colecionadores, e mais acessível à maioria, propiciando o surgimento de uma nova geração de colecionadores e amantes da fotografia e das artes. A galeria representa uma grande variedade de imagens de mais de 60 fotógrafos nacionais e estrangeiros que permitem a comercialização de suas fotografias.

Quando: 26 de maio de 2015, às 20h.

img2

Prata sobre pele sobre prata

Com o intuito de aproximar os interessados em arte aos grandes artistas contemporâneos, surgiu o Art Talks. A iniciativa é da Photoarts Gallery que sentiu a necessidade de tornar o ambiente da galeria em algo maior do que apenas um local de exposição e venda, mas sim, um espaço de difusão, troca e experiência da arte como um todo.

img1

Alegorias bíblicas

Neste primeiro encontro do Art Talks, Gal Oppido fala sobre seus trabalhos com fotografia em que explora diferentes aspectos do corpo e da matéria. Entre seus principais ensaios podemos citar “Alegorias Bíblicas”, “Prata sobre pele pele sobre prata”, “Taxidermia”, “Vestes” e “As duas”.

img4

Relações Co-medidas

Podemos perceber em suas obras um grande cuidado aos detalhes, iluminação, escolha dos objetos, temas e personagens, todas as produções são feitas minuciosamente. A maioria de seus trabalhos têm como base o corpo humano, explorando-o sem pudores, já que para ele, “o corpo é como uma folha de papel em branco”, e todo o resto se dá a partir da interação deste corpo com os objetos, as vestes, o mundo.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários