Categories: Palestras

IMS-RJ promove palestra sobre novas perspectivas para a pintura brasileira do século XIX

 O que é? O Instituto Moreira Salles promove a palestra Novas perspectivas sobre a pintura brasileira no século xix como parte da programação da exposição Araújo Porto-Alegre: singular & plural.

Quando? Dia 19, às 19h30.

Onde? Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro

A palestra tratará de dois temas: A pintura de Araújo Porto-Alegre e a cultura visual no Brasil do século XIX e Paredes para que te quero! Modos de exibir arte no século XIX e será apresentada, respectivamente, pelo diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Knauss, e pela profa. Dra. Marize Malta da UFRJ.

Knauss pretende situar a criação artística de Araújo Porto-Alegre no contexto de renovação da cultura visual no Brasil do século XIX. Além disso, pretende também questionar o gosto artístico daquele tempo, definido pelos modelos de arte européia, e o processo de afirmação de uma escola nacional de pintura.

A profa. Dra. Marize Malta pretende traçar um panorama sobre os vários modos de exibir as obras no século XIX, com ênfase nas paredes. Outro ponto de sua apresentação será a reflexão sobre diferentes formas de olhar para a arte e compreendê-la.

O IMS-RJ abriga desde 19 de fevereiro a exposição Araújo Porto-Alegre: singular & plural, com trabalhos de Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879). A curadoria é de Julia Kovensky, coordenadora de Iconografia do IMS, e Leticia Squeff, professora de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Seguindo o costume da área de iconografia brasileira do IMS de trabalhar com obras que têm como suporte o papel, a exposição trará cerca de 50 obras do artista, com destaque para a sua produção gráfica. Foram reunidas aquarelas, esboços, desenhos feitos à grafite e a nanquim. Artista múltiplo, Porto-Alegre atuou também como arquiteto, cenógrafo, crítico, historiador, escritor, jornalista e diplomata.

Foi lançado um catálogo que reúne imagens das obras de Porto-Alegre, uma seleção com seus escritos e uma cronologia, além de artigos sobre diversos aspectos da atuação do artista, feitos por especialistas convidados. O catálogo traz ainda reproduções fac-similares do álbum do Instituto Moreira Salles e do Álbum de pinta-monos.

Sobre o artista

Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879) nasceu em Rio Pardo-RS e, em 1827, já se encontra no Rio de Janeiro. Porto-Alegre é uma das figuras mais desconcertantes da história da cultura e das artes no Brasil: muito citado, é também pouquíssimo conhecido. Entre suas diversas atividades, atuou como arquiteto; fez trabalhos de cenografia e decoração para teatro e para festas da monarquia; é considerado autor das primeiras caricaturas realizadas no país; foi idealizador da estátua equestre de d. Pedro i, no Rio de Janeiro; escreveu algumas novelas, muitas peças para teatro e diversos poemas; esteve em cargos de poder em instituições de cultura importantes da época, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (ihgb) e a Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), para a qual concebeu um amplo projeto de reformulação pedagógica, com enormes desdobramentos na arte brasileira da segunda metade do século xix.

Sobre os palestrantes

Paulo Knauss é doutor em história, diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, onde se dedica ao ensino e à pesquisa de história da imagem, especialmente a partir do enfoque nas artes visuais. Entre seus trabalhos mais recentes, destaca-se a coorganização do livro Revistas Ilustradas: modos de ler e ver (2011) e o artigo “Jogo de olhares: índios e negros na escultura do século xix entre a França e o Brasil”, publicado na revista História (Unesp, jun. 2013, v. 32, n. 1).

 

Marize Malta é doutora em história e mestre em história da arte. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua no ensino e na pesquisa acerca dos artefatos oitocentistas, a condição decorativa e/ou artística e sua relação com imagem e lugar, enfocando o problema das coleções, sobre a luz da história da arte e da cultura visual e material. É autora do livro O olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século xix no Rio de Janeiro (Mauad X/Faperj, 2011) e é coautora de vários livros, como Museu Casa de Rui Barbosa (Banco Safra, 2013), História e arte: encontros disciplinares (Intermeios, 2013) e Instituições da arte (Zouk, 2012).

Palestra: Novas perspectivas sobre a pintura brasileira no século XIX

Com Paulo Knauss e Profa. Dra. Marize Malta

Data 19 de março, das 19h30 às 22h

Sala de Aula do IMS-RJ

Gratuito

Retirada de senhas na recepção a partir das 19h.

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

www.ims.com.br

http://twitter.com/imoreirasalles

http://instagram.com/imoreirasalles/

http://www.facebook.com/InstitutoMoreiraSalles

www.blogdoims.com.br

Informações para a imprensa IMS:

Bárbara Giacomet de Aguiar – (11) 3371-4490

barbara.aguiar@ims.com.br

Paula Simões – (11) 3371-4424

comunicacao@ims.com.br

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Share
Published by
Equipe Editorial

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago