Design

Avesso do avesso

Por Paulo Varella - julho 25, 2012
2431 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista? Mateu Velasco
O que vai ter na exposição? Gravuras em metal, pinturas em madeira e telas.
Quantas obras serão expostas? 14 obras

Mateu Velasco com novas obras na Galeria Movimento a partir de agosto/2012

No próximo dia 2 de agosto, a Galeria Movimento recebe o ilustrador, designer e artista gráfico Mateu Velasco com a exposição “Avesso do avesso”. A mostra reúne uma coleção de obras editadas pelo marchand Ricardo Kimaid criadas pelo artista durante o ano. As novas obras envolvem o telespectador na inquietação do artista com o “tempo” e a “vida corrida contemporânea” com a necessidade de pesquisar novos materiais e linguagens. Obcecado pelo universo humano e pelo comportamento urbano, Mateu é famoso pelos personagens com cabeças pensantes cheias de cabelos e objetos voadores, cores que provocam poesia nas formas leves e delicadas.

Na exposição ” Avesso do avesso”, Mateu Velasco reúne uma série de gravuras em metal (6 peças), pintura em madeira (5 peças) e 3 telas inéditas. As obras criadas em madeira, o artista usa tinta, pastel, lápis de cor e acrílica com spray. “Eu procurava temas para as novas obras. Em como ia conduzir. Primeiro pintei, depois o processo se voltou para gravuras e ficou claro que eu estava falando do avesso do que vivemos hoje”, explica Mateu.

Segundo o artista, estamos vivendo sem parar para degustar os momentos com calma e isso é um processo mundial problemático da condição humana. No atelier do artista, situado numa simpática casa na Vila Olga em Laranjeiras, Mateu consegue refletir o dia-a-dia e decifrá-lo em suas obras.  Daí surgem personagens lúdicos como mulheres nadando, fantasiadas, andando de skate ou simplesmente parada olhando para o nada. No processo de construção das gravuras, ranhuras e texturas buscam imperfeições que foram deixadas no tempo como suas gravuras que ganharam detalhes coloridos de tinta como pingo de chuva, aro de bikes e folhagens delicadas.

Durante a exposição e para criar na galeria o vazio do “avesso”, que simbolizam recomeço – repensar, vivenciar, Mateu cria um ambiente novo com elementos da natureza como tronco de árvores, folhas secas e som ambiente. “Avessa é a natureza do ser humano. O ser humano é o próprio avesso! “, explica.

O artista que já criou estampas para marcas cariocas como Ecletic, Cantão, Maria Filó, Nike, Adriana Barra e acabou de desenvolver um mapa ilustrado do Rio de Janeiro com as comunidades pacificadas vê seu trabalho cada vez mais se distanciar do universo do grafiteiro.“Nao estou apegado a nenhum suporte. O próximo passo é transformar em tridimensional as gravuras em metal. Trabalho antigo, que já tinha retomado e que estou encantado”.

ABERTURA: 2 de agosto, às 19h

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários