Editais

Edital de Incentivo à Cultura: 10 pontos cruciais

Não se inscreva antes de entender todos os pontos citados na matéria.

Por Paula - abril 13, 2021
251 0
Pinterest LinkedIn

Anualmente há aquela ansiosa espera para abertura de Editais de Incentivo à Cultura; e quando isto acontece os profissionais do ramo disparam uma corrida acirrada para conseguir um lugar entre os primeiros colocados. 

Essa matéria é direcionada para você, aspirante a ser contemplado por um concurso desta modalidade.

Antes de se inscrever num Edital De Incentivo à Cultura, entenda os 10 pontos abaixo.


1. O Edital é um concurso

É importante lembrar que Editais de Incentivo à Cultura são como um Concurso que selecionam os melhores dentro de uma categoria específica; neste caso, dentro de um segmento cultural.  


2. Estude o Edital antes de se inscrever

Editais desta modalidade contém regras bem estabelecidas, o que de forma indireta já funciona como filtro. Ao lê-las antes de participar você conseguirá analisar se existe a possibilidade de ser aprovado ou não.

Elas possuem definições bem claras do objeto, do prazo de inscrição, do  número de projetos que serão selecionados, do valor limite a ser concedido por projeto, das documentações necessárias para inscrição, entre outras informações.

Edital de Incentivo à Cultura

3. Você não precisa buscar um patrocinador 

Sabe aquele processo cansativo de fazer pesquisa de empresas, marcar reuniões, captar recursos, ou até mesmo buscar profissionais parceiros que realizam este processo?

Em programas de fomento através de isenção de imposto todos estão condicionadas a estes procedimentos, mas nos Editais de Fomento nada disto existe.

Uma vez aprovado, o dinheiro para execução é transferido direto para conta do projeto.


4. Faça do tempo seu aliado

Se organizar diante do tempo disponível deve ser a sua maior habilidade. Os Editais, em geral, têm prazos bem fechados, sem possibilidade de extensão. 

Se programar dentro deste prazo é algo de suma importância para o desenvolvimento de sua proposta.

Aqui vale a dica de sempre se preparar de forma adiantada. Por exemplo, se você sabe que todos os anos abrem “Editais de Fomento a Primeiras Obras Literárias“, trabalhe arduamente neste projeto por um prazo mínimo de 6 meses a 1 ano antes de se inscrever neste edital.

Quando o edital abrir você apenas precisará condensar as informações. 

O tempo aqui será seu aliado para aperfeiçoar o seu projeto, e fazer com que ele tenha potencial e destaque.


5. Demonstre relevância artística

Para que seu projeto seja um dos campeões do concurso é importante que ele apresente qualidade, relevância artística e cultural no cenário onde será inserido.

Nestes Editais destacam-se os projetos que carregam em si potencial de impacto social, cultural e que contribuem para a formação de público.


Se você precisar de alguma consultoria relacionada a projetos culturais, saiba mais aqui.


6. Tenha uma boa equipe técnica 

Priorize a formação de uma equipe técnica com alta qualificação.

Escolha artistas e técnicos de produção que também possuam uma atuação de relevância no mercado cultural; destine a eles funções que estejam de acordo com seu histórico profissional.

O melhor projeto também deverá ter a melhor equipe de profissionais.

Não adianta você querer colocar seu melhor amigo na faculdade, como coordenador técnico se o mesmo não tem, de fato, as competências necessárias para esta função. 


7. A seleção é acirrada

Esta modalidade de concurso é a campeã de concorrência, por dar a possibilidade de realizar o projeto de forma rápida e pela candidatura parecer ser relativamente simples.

Prepare-se para disputar aquelas poucas vagas com milhares de pessoas.


8. Tenha uma linguagem técnica e coesa

Normalmente em Editais os campos destinados a Objetivo, Justificativa, Resumo da Obra, Contrapartidas, entre outros, possuem uma limitação bem definida em caracteres.

Isto significa que para escrever a proposta é esperado minimamente que você consiga condensar as informações de forma clara, coesa e objetiva, e sempre respeitando uma linguagem técnica. 

Nesta etapa não será condizente usar uma linguagem literária ou poética.

Como já falado no artigo 10 Erros Mais Comuns em Gestão de Projetos Culturais Para Leis de Incentivo, aqui retomamos mais uma vez este ponto extremamente importante. 


9. Tenha um currículo cultural 

Um dos pré-requisitos básicos para participar de Editais de Incentivo à Cultura é a apresentação de um currículo cultural. A partir dele será avaliado se você possui as competências técnicas necessárias para executar a sua proposta de projeto. 

Por este motivo é muito importante ter catalogado os registros de seus trabalhos, manter o seu campo de conhecimento bem atualizado, ter um portfólio bem apresentado, e se manter ativo no mercado cultural.

No caso dos editais, é interessante apresentar um Currículo Cultural que destaque atividades que estejam diretamente vinculadas à temática do Edital que se pretende concorrer.


10. Conheça os critérios de análise

Esses Editais são muito específicos, e todo o processo de análise é cuidadosamente pensado, desde de os critérios de um tipo de segmento cultural até a formação da equipe Julgadora que sempre será composta de profissionais experientes (com know how em destaque). 

Saiba que você não somente estará sendo analisado sob rigorosos critérios, mas também por profissionais que possuem um forte conhecimento na área. 

Os melhores projetos sendo avaliados e escolhidos  pelos melhores profissionais da área. 


Conclusão

Existem métodos para se organizar durante a inscrição em Edital de Incentivo à Cultura. Cada caso exige alguma atenção especial.

Espero que essas dicas possam te ajudar a ter uma base mais sólida antes de se inscrever em um Edital. Além disso, que você tenha muito sucesso em seus empreendimentos artísticos.

Se você quiser se aprofundar um pouco nisso, entre em contato comigo nos comentários, Linkedin ou mesmo pelo meu perfil do Instagram.



Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários