Educação

Como são os cursos superiores e estágios em Artes Visuais?

Nos dias de hoje, onde o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, ainda mais o mercado para freelancers, uma graduação em nível superior e um diploma que comprove esta graduação são mais do que necessários.

Contudo, dentro das profissões mais comuns para freelancers, ainda é via de regra vermos profissionais autodidatas, que não possuem qualquer tipo de especialização ou qualificação formal comprovada.

Isso pode comprometer demais a atuação profissional e também fazer com que as oportunidades para este tipo de profissional sejam mais escassas. 

Geralmente, isso acontece pois a universidade e o estágio irão proporcionar experiências e vivências extremamente necessárias para o destaque profissional no mercado de trabalho.

Por exemplo, o relatório de estágio supervisionado irá proporcionar uma análise e um apanhado geral de tudo que foi visto durante os anos de experiência profissional, podendo analisar todo desenvolvimento pessoal e profissional durante este período.

E o curso superior, por sua vez, irá contribuir com conhecimentos técnicos e teóricos que serão responsáveis pela formação de um profissional de qualidade na área das Artes Visuais.

Levando este contexto em consideração, hoje iremos ver um pouco mais sobre como é possível conseguir um estágio supervisionado na área de Artes Visuais, como é o curso superior nesta área e também quais são as oportunidades para este profissional.

Curso superior e estágios em Artes Visuais

Bem, primeiramente é preciso salientar que para conseguir um estágio na Área de Artes Visuais e para conseguir desenvolver um relatório de estágio pronto para ser avaliado, é necessário que se realize um curso superior ou técnico nesta área.

Conforme publicado em reportagem especial pela plataforma Quero Bolsa, especializada em ensino superior, o curso de Artes Visuais irá formar profissionais capacitados para atuar em questões que requerem as seguintes capacidades: 

  1. Percepção
  2. Produção
  3. Crítica
  4. Análise artística
  5. Reflexão

Para conseguir ingressar em um curso superior ou técnico nesta área, a maior parte das instituições que oferecem o curso exige, além da prova tradicional, uma prova de aptidão específica, assim como no caso dos cursos superiores de música.

De maneira geral, a duração do curso é de quatro anos, no mínimo e conta com o desenvolvimento de um TCC, ou seja, um Trabalho de Conclusão de Curso para o aluno poder se graduar e obter o grau de bacharel na área.

Além disso, algumas outras instituições de ensino também exigem a realização de um estágio obrigatório, além do desenvolvimento do TCC, para conclusão do curso.

Ainda, os graduandos em Artes Visuais podem trabalhar com fotografia, produção, artes plásticas, crítica, cinema, teatro e música, de acordo com sua especialização ao longo do curso superior.

O mercado de trabalho e as oportunidades para o artista visual

Agora que você já sabe que para atuar como artista visual de maneira qualificada é necessário obter um grau de graduado na área, quais são as possibilidades para o Indús

De acordo com a plataforma Guia da Carreira, especializada em diferentes trajetórias profissionais, o mercado de Artes Visuais tende a crescer cada vez mais, de acordo com o avanço das mídias digitais.

A criatividade e a produtividade são as principais características que as empresas, grupos e outras organizações buscam nestes profissionais. Ou seja, não basta ser criativo, é necessário ser prolífico e produzir bastante.

Algumas das possíveis áreas de atuação e campos para o profissional em Artes Visuais são:

  1. Indústria Têxtil
  2. Artes Plásticas
  3. Realização de Eventos Culturais
  4. Restauração de Obras
  5. Multimídia
  6. Docência
  7. Curadoria em Museus e Galerias

E diversas outras possibilidades também estão no radar deste profissional, como por exemplo o desenvolvimento criativo para jogos eletrônicos, que tende a ser cada vez mais relevante conforme surgem novas plataformas e dispositivos para jogos.

Qual é a grade curricular e o que é estudado no curso de Artes Visuais?

Por fim, é necessário entender o que é visto ao longo do curso em Artes Visuais para compreender as competências do profissional formado nesta área.

Ainda conforme a plataforma Guia da Carreira, existem algumas disciplinas essenciais para a formação de um artista que estão inclusas neste curso superior, como por exemplo:

  • Plástica
  • Linguagem do Desenho
  • Arte, Filosofia e Estética
  • Expressão Artística
  • Comunicação Humana
  • Linguagem Tridimensional
  • História da Arte

Além destas, também existem diversas disciplinas com caráter mais prático que são abordadas ao longo do curso, como Projetos Artísticos, Combinação de Cores e também disciplinas específicas de acordo com a escolha de ênfase do aluno.

Logo, se você pretende ingressar na área das Artes Visuais, busque cursos, especializações e outras qualificações que possam garantir sua permanência neste mercado!

Veja também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

“Insurgências Indígenas” apresenta mais de 250 obras no Sesc Quitandinha – RJ

Insurgências Indígenas: Arte, Memória e Resistência inaugura no Centro Cultural Sesc Quitandinha como uma das…

5 horas ago

10 Dicas para você entender arte contemporânea

Se você já olhou para uma obra de arte contemporânea e pensou “o que é…

5 horas ago

Lygia Clark e o Corpo como Obra: A Arte que se Move com o Espectador

Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…

5 horas ago

Pinakotheke lança livro “Práticas Dissidentes – Artistas contemporâneas brasileiras”

Pinakotheke lança em 2025 a versão em português do livro de Claudia Calirman, Práticas dissidentes:…

5 horas ago

Aqui—lá: MAM São Paulo encontra Instituto Tomie Ohtake

O MAM São Paulo inaugura no dia 3 de setembro, em parceria inédita com o…

6 horas ago

MASP apresenta coletiva internacional Histórias da Ecologia

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta Histórias da ecologia,…

6 horas ago