Educação

Por que os artistas estão usando a mentoria para crescer

Aqui está a verdade: o mundo da arte não é fácil de descobrir sozinho.

Muito raramente um artista ou pessoa consegue resolver todos os problemas sozinho, sem a ajuda ou orientação de outra pessoa. Sempre há alguém que tem mais experiência do que você ou já passou pela mesma situação. Se você tem um problema, por que não pedir ajuda para resolvê-lo?

Especialmente em uma carreira em que se espera que você desempenhe tantas funções diferentes, você não pode saber tudo desde o início. Além disso, raramente os artistas aprendem sobre o lado comercial das coisas, embora sejamos obrigados a usar todos os tipos de chapéus:

  • empreendedor,
  • profissional de marketing,
  • contador,
  • especialista em vendas,
  • gerente de estoque, etc.

Inevitavelmente, surgem perguntas novas e inesperadas, e os problemas certamente surgirão à medida que sua carreira se desenvolve.

Além disso, uma carreira nas artes também traz muitos efeitos colaterais emocionais que podem prejudicar suas chances de sucesso se você não os controlar. Há mais rejeição, vulnerabilidade e dúvida nas artes do que em muitos outros campos.

É aí que os mentores de arte entram em cena. Mais e mais artistas estão procurando mentores de arte para ajudar a guiá-los ao longo de sua carreira e fornecer suporte prático e emocional ao longo de seu caminho.

Conversamos com três mentores que estão agitando o mundo da arte agora. Aqui está o que eles disseram:

Por que os artistas procuram mentores?

Os mentores ajudam atletas, empreendedores, artistas e pessoas de todas as disciplinas a encontrar crescimento, significado e sucesso em suas carreiras.

Se as pessoas que são as melhores em sua área estão usando mentores de carreira, pergunta: “por que não artistas?”

Mas o que os artistas estão procurando quando recorrem a mentores de arte? O que um mentor de arte oferece a um artista e vale o tempo e o investimento financeiro?

Você precisa de alguém para cobrar você? Você está procurando adicionar ao seu conjunto de habilidades aprimorando sua educação em marketing e negócios? Talvez você esteja sentindo que se tivesse alguém para lhe dar poder e estar ao seu lado, você poderia dar o próximo grande salto com sua nova confiança?

O fato que é grande parte dos artistas está procurando por apoio.

“Apoio é algo que todos os artistas desejam, e essa é provavelmente a principal razão pela qual os artistas escolhem procurar um mentor.

“Novas perguntas e situações surgem o tempo todo, e ter alguém experiente ao seu lado para lhe dar confiança para lidar com novos desafios é ótimo.”

Mentores podem ajudar você a ver coisas que você não está vendo em seu próprio negócio e prática. Assim como em outras áreas da vida, os mentores de arte ajudam artistas que se sentem presos criativamente, estão tendo dificuldade em desenvolver o lado comercial das coisas ou simplesmente precisam de alguma orientação de terceiros.

“Obter suporte, treinamento e feedback de alguém que não está emocionalmente envolvido e que não tem expectativas pode ajudá-lo a dar grandes saltos para a frente — mais do que você jamais imaginou.”

Não é segredo que em um campo empreendedor como as artes visuais, descobrir o caminho a seguir traz novos desafios em cada estágio. Não importa em que ponto você esteja em sua carreira artística, mesmo quando você acha que tem as coisas resolvidas, a situação pode virar contra você.

Uma demanda comum entre os artistas é que querem começar um negócio de arte com a certeza de que estão criando o plano certo para não perder tempo e energia com suposições, ou porque atingiram um platô em sua carreira e querem suporte para descobrir seus próximos passos.

Um mentor então trabalha com esses artistas para montar um plano ambicioso e ajuda a identificar quais comportamentos ou padrões os impedem de atingir seus objetivos.

“Também é importante notar que quando os artistas procuram mentoring, não é necessariamente porque algo está dando errado”. “Talvez as coisas já estejam indo muito bem e o mentoring ajude a manter o ritmo e maximize as oportunidades futuras.”

Em outras palavras, “o mentoring acelera o progresso.”

Quais tendências os “mentores” veem entre os artistas que buscam melhorar?

Vendas, marketing e reconhecimento ficaram no topo da lista das maiores tendências que os mentores estão vendo os artistas buscando dominar.

“Todo mundo precisa ganhar dinheiro de alguma forma”.

Só porque você faz arte, não significa que você não deva ganhar dinheiro. Na verdade, ganhar mais dinheiro com sua arte permite que os artistas continuem fazendo arte de forma mais livre e confortável. Ter controle sobre suas finanças ajudará você a fazer a arte que deseja. Isso evita que você aceite trabalhos ou comissões por medo e pânico.
Para fazer isso, você precisa entender os princípios básicos de vendas e marketing.

“Particularmente para artistas mais velhos, o marketing é uma grande questão que os artistas querem abordar.”

“A forma de promover e comercializar sua arte no mundo hoje está mudando em um ritmo mais rápido do que antes, especialmente quando você considera que a mídia social é uma plataforma em constante mudança.”

Mentores ficam por dentro das tendências de marketing de mídia social em constante mudança e podem ajudar a orientar seus alunos ao criar uma estratégia de mídia social para suas obras de arte. Como as estratégias estão em constante evolução e os algoritmos estão mudando, os mentores ajudam a educar seus clientes sobre as últimas mudanças para que os artistas não desperdicem seu dinheiro em anúncios ou estratégias que não funcionam mais.

Mas os artistas também estão procurando mais do que apenas novas maneiras de vender seu trabalho.
Os artistas também procuram mentores porque “estão sobrecarregados e precisam reestruturar a maneira como conduzem os negócios para obter melhores resultados”, de acordo com a experiência de Catherine. Desenvolver habilidades de vendas, se organizar, priorizar, melhorar na promoção de si mesmos e ser visível online e offline — essas são questões que os mentores estão ajudando os artistas a melhorar.

O que nos leva à grande questão… como?

Como exatamente trabalhar com um mentor ajuda a melhorar sua carreira nas artes?

Às vezes, é melhor não fazer isso sozinho. Pessoas bem-sucedidas em todos os campos sabem que precisam pedir ajuda. Esse nível extra de suporte significa mais progresso, mais rápido. Assim como você pode contratar um mentor para um esporte específico para atingir seus objetivos atléticos mais rápido, um mentor de arte ajuda a motivar, orientar e fornecer feedback para atingir seus objetivos artísticos e de carreira.

“O mentoring fornece essa atenção individual para identificar os obstáculos que estão no seu caminho e, mais importante, definir as estratégias para superá-los de forma eficaz e oportuna”.

Trabalhar com um mentor ajuda os artistas a identificar onde estão as lacunas em seus negócios e, então, permite que vocês as abordem juntos, uma por uma. É tudo uma questão de desenvolver um plano de ação específico para cada artista.

“Meus clientes e eu trabalhamos em equipe porque cada artista e situação são únicos”, ela continua, “então decidimos juntos qual é o melhor curso de ação para eles.”

Como os artistas escolhem o mentor certo?

A primeira coisa que os artistas devem procurar e evitar são soluções rápidas. Se alguém online está prometendo mostrar a você como ele fez seu negócio crescer para milhares de reais, isso não necessariamente funcionará para o seu negócio.

Cada artista e cada negócio de arte são diferentes.

“O que funciona muito bem para um artista pode não dar os mesmos resultados para outro”, na hora de encontrar o mentor certo. “É por isso que os artistas precisam ter cuidado com afirmações como ‘posso mostrar como ganhei dinheiro’ porque é provável que essa abordagem não funcione para eles, mesmo que sigam todos os passos.”

“Um bom mentor faz as perguntas certas em vez de dar uma abordagem padronizada”. “É por isso que é importante escolher um mentor que tenha uma ampla variedade de experiências profissionais e consiga ver o panorama geral”.

“Quanto ao que um artista aprende ao trabalhar com um mentor, é diferente para cada um. Cada artista está em uma jornada única, é isso que torna o caminho criativo tão perigoso.”

Não confunda soluções universais como um substituto para dominar o básico.

“A educação em “art business” é fundamental porque é realmente um negócio diferente de qualquer outro. Navegar sem um entendimento claro pode realmente atrasar a trajetória de um artista e até mesmo prejudicar sua reputação”.

Com tantas opções disponíveis para os artistas hoje em dia, a sugestão é de que você deve ter clareza sobre o que está buscando obter do processo e as razões pelas quais deseja trabalhar com um mentor. Conhecer seus próprios objetivos ajudará você a encontrar o mentor certo para suas necessidades.

“Trabalhar com um mentor e fazer treinamento de práticas profissionais é o melhor investimento que um artista pode fazer em sua carreira.”

Por essas razões, é importante que você faça perguntas sobre o histórico e as experiências do mentor e encontre alguém que tenha uma mensagem que fale com você.

O que os artistas podem fazer hoje para melhorar seus negócios?

Felizmente, há mais maneiras do que nunca de ter sucesso como artista hoje. Há mais oportunidades online, menos necessidade de representação, várias formas de cativar uma audiência nas mídias sociais e uma quantidade cada vez maior de feiras e galerias surgindo ao redor do mundo.

Para melhorar seu negócio de arte, os artistas precisam ser mais estratégicos do que nunca.

Nenhum mentor possui as chaves para o sucesso, porque há infinitas opções. O que os artistas precisam fazer é definir o que querem, entender a lacuna entre onde estão agora e onde querem estar e executar de acordo com essa narrativa com foco.

Investir em coisas como mentores, livros, residências, workshops e programas educacionais sempre melhorarão a sua carreira mas, no fundo, você tem que fazer o trabalho. Você tem que se aplicar, fazer as tarefas e responder às perguntas mais profundas que um mentor de arte fará.

Já vi artistas se inscreverem em cursos e fracassarem porque achavam que apenas se inscrever transformaria magicamente sua carreira. Mas também vi artistas se aplicarem, fazerem o trabalho de forma disciplinada e verem as vendas e oportunidades profissionais explodirem conforme alcançam sucesso além dos seus sonhos.

“O sucesso está em suas mãos — somente se você estiver disposto a se concentrar e fazer o trabalho”.

Catherine concorda de todo o coração: “Não espere milagres. Você obterá de um relacionamento de mentoring tanto quanto estiver disposto a investir nele.”

O ponto principal é que apesar de você estar procurando mudanças, você deve estar disposto a mudar. Parece óbvio, mas quase nunca isto acontece”. Artistas, mesmo após fazerem cursos e especializações, tendem a voltar aos velhos hábitos.

Veja um exemplo de mentoria

Quer fazer uma mentoria? clique aqui

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

4 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago