Estes 7 artistas estão moldando o futuro da cerâmica
Desde a cerâmica pré-histórica, as antigas ânforas gregas, e a ascensão da porcelana na Ásia e na Europa, artistas e artesãos que trabalham com cerâmica têm contribuído para o mundo da arte durante séculos.
As tradições cerâmicas fascinaram, e inúmeros artistas hoje estão mudando a percepção desse material, garantindo que, em forma de um vaso funcional ou uma escultura grandiosa, essa forma de arte receba o devido respeito e reconhecimento.
Abaixo, nós compartilhamos o trabalho de 7 artistas da cerâmica.
Aneta Regel
Inglaterra
As esculturas de Regel são inspiradas por figuras humanas e natureza – como a paisagem rochosa do norte da Polônia, onde ela cresceu. Ela procura representar estados de metamorfose, o conflito e a passagem do tempo em suas obras, incorporando objetos diferentes da argila, como rochas vulcânicas e feldspatos.
Obras em Destaque
Yun Hee Lee
Coreia do Sul
Lee retrata histórias, contos de fadas e indivíduos experimentando medo, ansiedade ou desejo. “Eu considero meu trabalho como um anfiteatro onde as histórias são contadas”, diz Lee. As obras resultantes são exuberantes, cenas fantásticas e figuras em porcelana, com padrões intrincados detalhes de ouro. Muito de seu trabalho recente tem a Comédia Divina de Dante como um ponto de partida, descrevendo a viagem de uma jovem heroína enquanto passa pelo inferno, purgatório, e céu.
Roberto Lugo
Estados Unidos
Conhecido por seus vasos cerâmicos, com ilustrações de ativistas, figuras políticas e lendas do hip-hop, Lugo tem como objetivo atingir diversas audiências através de seu trabalho. “Minhas experiências como uma minoria indigente mostram minha versão da história americana porto-riquenha”, diz Lugo.
Andile Dyalvane
África do Sul
As obras de Dyalvane que incluem vasos, lâmpadas, mesas e outros móveis de grande porte contêm as ideias dos elementos naturais da Terra, Ar, Fogo e Água, desenvolvendo superfícies intrincadas com formas e cores incisas inspiradas pelas tradições Xhosa e de seus ancestrais.
Geng Xue
China
Atraída pela simbologia e propriedades do material, Geng emprega porcelana para muitas de suas obras, criando belas esculturas figurativas e formas abstratas mais ásperas. Ela aproveita seu significado histórico como um elo entre as tradições orientais e ocidentais.
Ramesh Mario Nithiyendran
Estados Unidos – nascido na Sri Lanka
Explorando a religião organizada, a sexualidade e o gênero, Nithiyendran cria figuras selvagens, irreverentes e esculturas totémicas que terminam com dentes falsos, cabelos humanos, tinta spray e resina. Um ateu, ele se baseia em seu fundo hindu e cristão, bem como a internet e pornografia. “Há uma sensação de que você pode fazer qualquer coisa fora de barro”, diz ele. “De uma perspectiva filosófica, as muitas histórias associadas com o material permitem que você se envolva com o passado, presente e futuro”.
Francisco Brennand
Brasil
As esculturas de Brennand apresentam o caráter de tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular. Em muitas obras, apresenta criaturas aterradoras, monstros, seres deformados ou que revelam um caráter trágico. Algumas esculturas estão ligadas a rituais de fertilidade, de culturas arcaicas, apresentando um caráter fortemente sexual. Produz figuras que freqüentemente têm um aspecto trágico, cuja estranheza é acentuada pelo acabamento rude. O artista trabalha a cerâmica não só com a forma mas também com a cor.
Conheça a Oficina Cerâmica Francisco Brennand
Esses são só alguns dos artistas da cerâmica mais conhecidos. Quais outros você acha que deveriam estar na lista? Deixe sua sugestão nos comentários!
Via: Enciclopédia Itaú Cultural, Artsy.
https://arteref.com/arte/voce-conhece-as-11-artistas-feministas-dadaistas/
Depois de Brennand não conheço ceramista maior ou melhor do que O Miguel dos Santos.