Escultura

Estes 7 artistas estão moldando o futuro da cerâmica

Por Equipe Editorial - fevereiro 24, 2017
24541 1
Pinterest LinkedIn

Desde a cerâmica pré-histórica, as antigas ânforas gregas, e a ascensão da porcelana na Ásia e na Europa, artistas e artesãos que trabalham com cerâmica têm contribuído para o mundo da arte durante séculos.

As tradições cerâmicas fascinaram, e inúmeros artistas hoje estão mudando a percepção desse material, garantindo que, em forma de um vaso funcional ou uma escultura grandiosa, essa forma de arte receba o devido respeito e reconhecimento.

Abaixo, nós compartilhamos o trabalho de 7 artistas da cerâmica.

Aneta Regel

Inglaterra

©Sylvain Deleu
©Sylvain Deleu

As esculturas de Regel são inspiradas por figuras humanas e natureza – como a paisagem rochosa do norte da Polônia, onde ela cresceu. Ela procura representar estados de metamorfose, o conflito e a passagem do tempo em suas obras, incorporando objetos diferentes da argila, como rochas vulcânicas e feldspatos.

Yun Hee Lee

Coreia do Sul

Lee Yun Hee

Lee retrata histórias, contos de fadas e indivíduos experimentando medo, ansiedade ou desejo. “Eu considero meu trabalho como um anfiteatro onde as histórias são contadas”, diz Lee. As obras resultantes são exuberantes, cenas fantásticas e figuras em porcelana, com padrões intrincados  detalhes de ouro. Muito de seu trabalho recente tem a Comédia Divina de Dante como um ponto de partida, descrevendo a viagem de uma jovem heroína enquanto passa pelo inferno, purgatório, e céu.

Roberto Lugo

Estados Unidos

Fotografia KeneK Photography
Fotografia KeneK Photography

Conhecido por seus vasos cerâmicos, com ilustrações de ativistas, figuras políticas e lendas do hip-hop, Lugo tem como objetivo atingir diversas audiências através de seu trabalho. “Minhas experiências como uma minoria indigente mostram minha versão da história americana porto-riquenha”, diz Lugo.

Andile Dyalvane

África do Sul

Work by Andile Dyalvane.

As obras de Dyalvane que incluem vasos, lâmpadas, mesas e outros móveis de grande porte contêm as ideias dos elementos naturais da Terra, Ar, Fogo e Água, desenvolvendo superfícies intrincadas com formas e cores incisas inspiradas pelas tradições Xhosa e de seus ancestrais.

Geng Xue

China

Losing Their Heads in the Landscape of a Hand, 2014

Atraída pela simbologia e propriedades do material, Geng emprega porcelana para muitas de suas obras, criando belas esculturas figurativas e formas abstratas mais ásperas. Ela aproveita seu significado histórico como um elo entre as tradições orientais e ocidentais.

Ramesh Mario Nithiyendran

Estados Unidos – nascido na Sri Lanka

Sem Título, 2016. Fotografia Simon Hewson.
Sem Título, 2016. Fotografia Simon Hewson.

Explorando a religião organizada, a sexualidade e o gênero, Nithiyendran cria figuras selvagens, irreverentes e esculturas totémicas que terminam com dentes falsos, cabelos humanos, tinta spray e resina. Um ateu, ele se baseia em seu fundo hindu e cristão, bem como a internet e pornografia. “Há uma sensação de que você pode fazer qualquer coisa fora de barro”, diz ele. “De uma perspectiva filosófica, as muitas histórias associadas com o material permitem que você se envolva com o passado, presente e futuro”.

Francisco Brennand

Brasil

foto- Fernando Gomes copy
Fotografia Fernando Gomes

As esculturas de Brennand apresentam o caráter de tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular. Em muitas obras, apresenta criaturas aterradoras, monstros, seres deformados ou que revelam um caráter trágico. Algumas esculturas estão ligadas a rituais de fertilidade, de culturas arcaicas, apresentando um caráter fortemente sexual. Produz figuras que freqüentemente têm um aspecto trágico, cuja estranheza é acentuada pelo acabamento rude. O artista trabalha a cerâmica não só com a forma mas também com a cor.

Conheça a Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Esses são só alguns dos artistas da cerâmica mais conhecidos. Quais outros você acha que deveriam estar na lista? Deixe sua sugestão nos comentários!

Via: Enciclopédia Itaú CulturalArtsy.

Você conhece as 11 artistas feministas dadaístas?

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Jackson Cristiano
Jackson Cristiano
3 anos atrás

Depois de Brennand não conheço ceramista maior ou melhor do que O Miguel dos Santos.