Escultura

Hans Bellmer e suas bonecas perturbadoras


Hans Bellmer (1902 – 1975) foi um fotógrafo, escultor, escritor e pintor alemão associado ao movimento surrealista. Nessa matéria, daremos ênfase em suas produções polêmicas em formas de Bonecas (Imagens fortes).


Nascido na Alemanha, Bellmer foi coagido por seu pai a trabalhar em uma fábrica de aço e numa mina de carvão, mesmo depois de passar nos exames de admissão na universidade.

Ele começou a estudar engenharia na Technische Hochschule, em Berlim, mas saiu para seguir carreira em arte e política. O artista tornou-se próximo de George Grosz, um de seus instrutores de desenho, cuja perspectiva crítica da sociedade influenciou seus estudos e interesses.

No final da década de 1920, Bellmer visitou vários países, incluindo França, Itália e Tunísia. Com o surgimento do fascismo e do nazismo no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939 – 45), ele parou de trabalhar como meio de resistência, recusando-se a dar apoio ao Estado.



As bonecas de Hans Bellmer

Ele começou a produzir suas bonecas como forma de revolta contra a autoridade de seu pai e o crescente estado fascista.

Essas formas biomórficas, mas propositadamente perturbadoras, geralmente tinham múltiplos membros crescendo entre si, apareciam sem cabeça ou perdiam partes do corpo e eram frequentemente apresentadas nuas em poses sexuais.

Quando os nazistas declararam seu trabalho degenerado, ele fugiu para a França e teve contato com o círculo surrealista liderado por André Breton.

Após a guerra, ele abandonou a fabricação de bonecas.

Seu trabalho pós-guerra se concentrou em fotografias, gravuras e pinturas de garotas no período da puberdade em posições ou contextos sexualmente explícitos.

Suas representações de mulheres eram simultaneamente monstruosas, sexualizadas e oníricas — temas que confirmaram seu lugar no movimento surrealista.

Num geral, seu trabalho sempre destacou temas do subconsciente, sonhos, sexualidade e morte.


Sua primeira exposição individual ocorreu em 1943 na livraria Librairie Trentin, em Toulouse, França. Após isso o artista teve exposições significativas a partir do início dos anos 1960, no Museu de Arte Contemporânea, Chicago; o Centre Pompidou, Paris; o Centro Internacional de Fotografia, Nova York; e muitas outras instituições.

Seus objetos, fotografias e impressões continuam a atrair uma grande variedade de colecionadores. O autorretrato com A Boneca (1934) foi vendido por US $ 375.000, enquanto o La Poupée (A Boneca / The Doll) foi vendido por US $ 325.000, ambos na Sotheby’s.

Autorretrato com a boneca (1934) | Via curiator

Produções de anime e jogos, como Ghost in the Shell e Silent Hill, incluíram algumas das bonecas de Bellmer ou tiveram seu trabalho como fonte de inspiração.


Veja também

https://arteref.com/movimentos/o-surrealismo-e-como-ele-moldou-o-curso-da-historia-da-arte/


Fontes


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

16 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

5 dias ago