Cinema do IMS Rio exibe filmes do cineasta belga Johan Grimonprez
O cinema do IMS Rio apresenta, entre os dias 8 e 9 de julho, quatro filmes de Johan Grimonprez (1962): dial H-I-S-T-O-R-Y, Double Take, Shadow World e Blue Orchids. Em uma feliz coincidência, este programa é apresentado no mesmo mês que o festival Doku.Arts – que já há alguns anos exibiu, nesta mesma sala, Double Take. A retrospectiva de Johan Grimonprez é realizada com o apoio cultural do Consulado Geral da Bélgica no Rio de Janeiro.
A sobreposição de significados é uma característica marcante da obra de Johan Grimonprez, pouco difundida no país. Os filmes que serão exibidos no IMS trabalham com imagens de arquivo dos mais variados tipos: comerciais, cinejornais soviéticos, filmes caseiros, debates entre Richard Nixon e Nikita Kruschev, apresentações de Alfred Hitchcock na televisão. Se, em uma primeira instância seriam incongruentes, a colisão dessas imagens tal como propõe Grimonprez sublinha a ironia sem esvaziar a dimensão política do material de arquivo e dos períodos históricos abordados, que vão daa Guerra Fria até os dias atuais.
Sobre Johan Grimonprez
O artista visual e cineasta belga Johan Grimonprez alcançou aclamação internacional com o documentário dial H-I-S-T-O-R-Y, em 1997. Seus filmes e projetos já foram exibidos em museus do mundo inteiro, incluindo o Hammer Museum (Los Angeles), Pinakothek der Moderne (Munique) e MoMA (Nova York). Suas obras são parte de coleções permanentes de museus como o Centro Georges Pompidou (Paris), o Kanazawa Art Museum (Japão) e a Tate Modern (Londres). Grimonprez divide seu tempo entre Bruxelas e Nova York, onde ele leciona na School of Visual Arts.
Para maiores informações: www.johangrimonprez.be/main/home.html.
Programação
8 de julho | sábado
16h – Double Take
17h30 – Blue Orchids
18h30 – dial H-I-S-T-O-R-Y
20h – Shadow World
9 de julho | domingo
16h – dial H-I-S-T-O-R-Y
17h15 – Shadow World
19h – Blue Orchids
20h – Double Take