Carregando Eventos

Anteriores Eventos

Pesquisa e navegação de visuais de Eventos

Navegação do visual Evento

setembro 2020

Inscrições para a ArtRio 2020

setembro 9, 2020 - setembro 13, 2020

Estão abertas as inscrições para as galerias que querem participar da ArtRio 2020. Todas as informações estão disponíveis no portal www.artrio.com, assim como os formulários de inscrição. As inscrições são para os programas PANORAMA, VISTA e BRASIL CONTEMPORÂNEO. Os programas SOLO, PALAVRA e MIRA terão seus participantes selecionados pelos respectivos curadores. Em 2020, a ArtRio chega a sua 10.ª edição com uma importante história de valorização da arte brasileira e latino-americana. Mais do que uma feira de arte de reconhecimento…

Leia mais »

Colégio Poliedro e o projeto de teatro virtual

setembro 9, 2020 @ 8:00 am - 5:00 pm

Em meio à pandemia, Colégio Poliedro desenvolve projeto de teatro virtual para auxiliar alunos na aprendizagem de literatura. Mais informações: o projeto, intitulado "Personas", propõe que os estudantes do Ensino Médio mergulhem em obras literárias, incluindo obras solicitadas em vestibulares, e gravem trechos interpretando as personagens escolhidas. Como resultado, são produzidos pequenos vídeos que podem ser vistos nas redes sociais do Colégio Poliedro, como este sobre a obra Mayombe, de Pepetela. O projeto, portanto, contribui tanto para quem participa diretamente…

Leia mais »

Museu Janete Costa de Arte Popular abre nova exposição

setembro 9, 2020 @ 10:00 am - fevereiro 28, 2021 @ 6:00 pm

O Museu Janete Costa de Arte Popular abre, no dia 9 de setembro (quarta-feira), a exposição ‘Entre Fragmentos e Frestas’, com cerca de 80 obras, de 50 artistas, como Izabel Mendes, Agnaldo Santos, Itamar Julião, Chico Tabibuia, Jadir João Egídio, Mestre Didi, Mestre Guarany, Wuelyton Ferreiro, Maurino Araújo, Benedito, entre outros, cujas descendências africanas, além do alto nível de criação plástica, se manifestam, por meio da arte. Os trabalhos fazem parte das Coleções de Jorge Mendes e Jorge Guedes, Irapoan…

Leia mais »

Mulheres no expressionismo abstrato e minimalismo

setembro 15, 2020 @ 6:30 pm - setembro 22, 2020 @ 8:00 pm

Este curso tem como objetivo apresentar e discutir os trabalhos de artistas mulheres que produziram em diálogo com o Expressionismo Abstrato e o Minimalismo. Vamos mergulhar nas obras de Elaine de Kooning, Lee Krasner, Helen Frankenthaler, Agnes Martin, Narren Mohamedi, Carmen Herrera e tantas outras artistas que tiveram uma produção fundamental para a história da arte ocidental. O investimento é de R$ 120,00 e o curso oferece certificado com 5h de carga horária. A Ponto de Fuga está oferecendo desconto…

Leia mais »

MAM-SP promove curso online sobre Tropicalismo

setembro 18, 2020 @ 7:00 pm - outubro 9, 2020 @ 8:30 pm

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) lança o curso online Tropicalismo: história arrebatadora e estética libertária. Ao todo, serão quatro encontros para discutir o contexto contracultural, a intervenção estética e comportamental, a perspectiva crítica e afetuosa, o disco-manifesto, compositores e intérpretes, polêmicas e os principais fatos que marcaram a história do movimento tropicalista.O Tropicalismo foi um dos mais instigantes fenômenos artísticos que irromperam nos anos 1960, um movimento de ruptura fundamental para a cultura brasileira. Libertário por…

Leia mais »

MAMM e Memorial da República participam da 14ª Primavera dos Museus

setembro 21, 2020 @ 9:00 am - setembro 29, 2020 @ 6:00 pm

O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e o Memorial da República Presidente Itamar Franco participam de mais uma edição da Primavera dos Museus com programação diversa. A 14ª edição do evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) acontece em formato digital este ano. A iniciativa, que reúne museus brasileiros com a intenção de realizar programações especiais que dialoguem sobre a importância dos centros culturais do país, realiza, a partir do dia 21, atividades remotas sobre o tema…

Leia mais »

Museu de Arte do Rio apresenta duas exposições inéditas

setembro 22, 2020 @ 8:00 am - setembro 26, 2020 @ 5:00 pm

O Museu de Arte do Rio - MAR, sob a gestão do Instituto Odeon, apresenta sua principal exposição do ano: "Casa Carioca". Com um recorte de cerca de 600 obras e mais de 100 artistas, a mostra apresenta temas como sociabilidade, o papel da mulher como esteio de família e direito à moradia. Trabalhos que retratam o período de isolamento social também fazem parte da montagem, assinada por Marcelo Campos, curador-chefe do MAR, e Joice Berth, arquiteta, urbanista e ativista…

Leia mais »

MAC USP discute o processo curatorial

setembro 22, 2020 @ 2:30 pm - outubro 27, 2020 @ 6:30 pm

Entre 22 de setembro e 27 de outubro, às terças-feiras, o MAC USP realiza série de webinários para discutir a questão curatorial, tendo como base o Projeto Temático FAPESP "Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento", com sede no próprio Museu, que envolve a pesquisa e preparação para a reformulação da mostra permanente de acervo, prevista para o segundo semestre de 2021.  Os encontros pretendem ampliar a compreensão de curadoria para além do momento de…

Leia mais »

outubro 2020

Curso Arte global, discurso decolonial | Módulo III

outubro 6, 2020 @ 6:00 pm - outubro 8, 2020 @ 8:00 pm

*Módulo III sobre o Mercado de Arte com Ana Letícia Fialho e participação de Luciara Ribeiro. Para participar de mais de um módulo, entre em contato através do e-mail [email protected] para solicitar descontos.  Conteúdo programático Módulo III - Arte Global, discurso decolonial: a revisão da história da arte nas instituições e no mercado de arte Este módulo abordará a expansão das fronteiras e categorias do mundo da arte a partir dos anos 90, numa perspectiva crítica. Qual o peso da origem, identidade…

Leia mais »

Galeria de Arte André inaugura mural na Avenida Rebouças

outubro 21, 2020 @ 8:00 am - 5:00 pm

A Galeria de Arte André está inaugurando uma obra pública que pode ser vista pelos transeuntes que passam diariamente pela Avenida Rebouças, na altura do número 1.300. Intitulada “Coragem”, trata-se de uma pintura do artista visual Filipe Grimaldi, designer gráfico e uma das maiores referências em pintura de letra popular do Brasil. “Nesse momento de pandemia, estamos mesmo precisando de coragem, por isso a escolha por esta palavra”, conta o artista. Ele mapeia alfabetos e gabaritos de símbolos populares pintados…

Leia mais »
+ Exportar Eventos