A 29.ª edição do Arte de Portas Abertas em Santa Teresa promovida pela Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais Chave Mestra – está confirmada para 20 e 21 de julho (sábado e domingo), de 10 às 18 horas, no tradicional bairro carioca. Em 2019, serão celebrados quinze anos da associação com visitação de ateliers, espaços culturais e intensa programação artística.
“Qual é o lugar de criação nas artes? Qual a diferença entre o atelier e o laboratório de um cientista? O Arte de Portas Abertas é um projeto pioneiro na área de artes visuais que consiste na abertura ao público dos ateliers de Santa Teresa. É uma chance única de mostrar aos cariocas o processo de feitura e pesquisa em diferentes linguagens. Este ano reunimos quarenta artistas plásticos do Rio de Janeiro em homenagem aos quinze anos da Chave Mestra, uma das mais importantes associações de artistas do Brasil” esclarece Alexandre Palma, integrante da atual diretoria executiva da Associação Chave Mestra.
O evento será aberto no dia 19 de julho, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, com inauguração de exposição coletiva e palestra de Paco de Assis sobre os desafios do associativismo na área cultural. Em seguida, o Coral Encanta Santa vai se apresentar sob a regência do Maestro Roberth Salles. Trabalhos dos artistas associados estarão à venda no Instagram @arte_de_portas_abertas .
O destaque é a participação de Anna Bella Geiger, recentemente em cartaz no Museu de Arte Moderna com “Aqui é o Centro”. Geiger apresentará, no dia 20 de julho, às 18h, na Casa Amarela, a palestra “Palavra de Artista”, com mediação de Verônica Damasceno, professora da Escola de Belas Artes da UFRJ. Outro destaque na Casa Amarela é a exposição dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Luiz Bhering e a individual de Deborah Costa.
Os ateliês de Claudio Valério Teixeira, Getúlio Damado, Pedro Grapiúna, Marcius Tristão e o Espaço Donana oferecem belas surpresas ao público, que também poderá visitar o trabalho de Ziza Dourado no Museu da Chácara do Céu.
A exposição no Centro Cultural Laurinda Santos exibe talentos como Clara Cavendish, Ana Moura, Anísio Couto, Regina Marconi e Carmen Givoni. Além da mostra coletiva com artistas da Chave Mestra, o local receberá no dia 20 de julho, às 14h, palestra com a artista Sandra Tucci, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Curadoria em Artes do SENAC-SP.
Ao longo do evento, com curadoria de Osvaldo Carvalho e Juliano Guilherme, o Largo das Neves acolherá, ao longo do dia, oficina de estêncil do coletivo Nata Família, além de apresentações de artistas como Nave Dantes e Wagner José e seu Bando. No domingo, 21 de julho, o público poderá acompanhar a realização da pintura mural “Cadê o Bonde da Paula Mattos” do artista Dhavid Amadeus. O encerramento do evento terá a apresentação do “Cacau Amaral e Boi da Lua Cheia com Cacuriá”, domingo, 21, às 19 h, no Largo das Neves.
O Arte de Portas Abertas 2019 conta ainda com som e comidas típicas no Arraiá do Pontes de Saberes, projeto social de Santa Teresa: no sábado, 20 de julho, as atividades começam às 14 horas com Oficina de Camila Farias.
A 29.ª edição do Arte de Portas Abertas em Santa Teresa é uma parceria da Chave Mestra com: Scenographica Design, Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo, Cia. Arte e Cultura Marketing Artístico, Escola de Arte e Tecnologia Spectaculu, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Cezanne Comunicação, Prefeitura do Rio de Janeiro, Casa Amarela, Solar Mariano, Canto da Carambola e Galeria Modernistas.
Arte de Portas Abertas
Abertura do Arte de Portas Abertas
Circuito Santa Teresa – Lapa
A periferia no Centro da Lapa e aos pés de Santa Teresa
Curadoria: Antonia Philipsen Boaentura
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…