“Alex Červený: Mirabilia”, mostra panorâmica apresenta o universo iconográfico do artista em mais de 40 anos de carreira, com ênfase em sua pesquisa sobre viagens, reais ou oníricas, misturando personagens bíblicos, mitológicos, ícones pop e ilustração científica. A exposição contempla trabalhos fundamentais, reunindo obras como “Quem não chora não mama” (1999), uma das primeiras que realizou, e “Aquífera”, que esteve na 23ª Bienal de Sydney, em 2021, além de duas pinturas inéditas feitas especialmente para a mostra.
A exposição da Pinacoteca reúne mais de 100 obras, entre azulejos, cerâmicas policromadas, esculturas de bronze, pinturas e gravuras, fruto de um apanhado de referências muito diversas, articuladas com muita erudição e humor. Com rigor e coerência plástica, o artista criou um universo particular em que o ser humano, a palavra, paisagem e o céu são os protagonistas.
Mirabilia é um termo em latim que divide sua raiz com palavras de uso corrente na língua portuguesa. Milagre, miragem e maravilha têm em comum não somente suas origens, como também a descrição de seus efeitos, associados ao fenômeno da visão (exterior ou interior), e seus impactos na imaginação humana.
Paisagens amplas em que aparecem imagens de sonhos e fantasias; elementos da natureza como água, fogo e terra; imaginários de início do mundo e do apocalipse. São diversas as referências do artista vistas em obras fundamentais, como um conjunto de cinco pinturas em pequeno formato, considerado seu primeiro exercício em pintura a óleo, “Sair, fazer compras, ver gente bonita, pegar um cineminha!” (2012) e “Guanabara” (2011).
Entre 1978 e 1982, Alex Červený estudou desenho e pintura com Valdir Sarubbi e gravura em metal e técnicas de imprensão com Selma D’Affre entre 1982 e 1986. No começo de 1980 integrou a Academia Piolin de Artes Circenses e, depois, o Ciro Escola Picadeiro. Desde então, vem criando um conjunto de trabalhos que o coloca entre os artistas mais originais e inventivos de sua geração.
O trabalho de Červeny faz analogias a um mundo fantástico de misturas entre personagens bíblicos e mitológicos, fauna, flora e paisagens surrealistas. Alex Červený vive e trabalha em São Paulo.
“Alex Červený: Mirabilia”
Local: Pinacoteca Estação, 2º andar
Data: 16 de setembro de 2023 até 10 de março de 2024
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Efigênia, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h. Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h).
Ingresso: Inteira R$ 30,00 (inteira) / Meia R$ 15,00 (meia) / gratuito aos sábados
Curadoria: Renato Menezes.
Leia também: Coleção particular de Emanoel Araújo vai a leilão pela Bolsa de Arte
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…