Exposições e Eventos

Alex Cerveny: Mirabilia – a nova exposição da Pina!

“Alex Červený: Mirabilia”, mostra panorâmica apresenta o universo iconográfico do artista em mais de 40 anos de carreira, com ênfase em sua pesquisa sobre viagens, reais ou oníricas, misturando personagens bíblicos, mitológicos, ícones pop e ilustração científica. A exposição contempla trabalhos fundamentais, reunindo obras como “Quem não chora não mama” (1999), uma das primeiras que realizou, e “Aquífera”, que esteve na 23ª Bienal de Sydney, em 2021, além de duas pinturas inéditas feitas especialmente para a mostra.

A exposição da Pinacoteca reúne mais de 100 obras, entre azulejos, cerâmicas policromadas, esculturas de bronze, pinturas e gravuras, fruto de um apanhado de referências muito diversas, articuladas com muita erudição e humor. Com rigor e coerência plástica, o artista criou um universo particular em que o ser humano, a palavra, paisagem e o céu são os protagonistas.

Mirabilia

Mirabilia é um termo em latim que divide sua raiz com palavras de uso corrente na língua portuguesa. Milagre, miragem e maravilha têm em comum não somente suas origens, como também a descrição de seus efeitos, associados ao fenômeno da visão (exterior ou interior), e seus impactos na imaginação humana.

Paisagens amplas em que aparecem imagens de sonhos e fantasias; elementos da natureza como água, fogo e terra; imaginários de início do mundo e do apocalipse. São diversas as referências do artista vistas em obras fundamentais, como um conjunto de cinco pinturas em pequeno formato, considerado seu primeiro exercício em pintura a óleo, “Sair, fazer compras, ver gente bonita, pegar um cineminha!” (2012) e “Guanabara” (2011).

Sobre Alex Červený

Entre 1978 e 1982, Alex Červený estudou desenho e pintura com Valdir Sarubbi e gravura em metal e técnicas de imprensão com Selma D’Affre entre 1982 e 1986. No começo de 1980 integrou a Academia Piolin de Artes Circenses e, depois, o Ciro Escola Picadeiro. Desde então, vem criando um conjunto de trabalhos que o coloca entre os artistas mais originais e inventivos de sua geração.

O trabalho de Červeny faz analogias a um mundo fantástico de misturas entre personagens bíblicos e mitológicos, fauna, flora e paisagens surrealistas. Alex Červený vive e trabalha em São Paulo.

Serviço

“Alex Červený: Mirabilia”
Local: Pinacoteca Estação, 2º andar
Data: 16 de setembro de 2023 até 10 de março de 2024
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Efigênia, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h. Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h).
Ingresso: Inteira R$ 30,00 (inteira) / Meia R$ 15,00 (meia) / gratuito aos sábados
Curadoria: Renato Menezes.

Leia também: Coleção particular de Emanoel Araújo vai a leilão pela Bolsa de Arte

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Como aumentar seu tráfego online? Dicas para artistas

Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…

10 horas ago

10 mestres do autorretrato e suas peculiaridades

Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…

10 horas ago

Quem foi a mulher retratada em Olympia de Manet?

Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…

10 horas ago

Qual é a diferença entre arte sacra e arte religiosa?

Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…

10 horas ago

Você sabia? Rainha Elizabeth II inaugurou o MASP

Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…

4 dias ago

Top 10 artistas do hiper-realismo que você precisa conhecer

O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…

4 dias ago