Exposições e Eventos

Alex Cerveny: Mirabilia – a nova exposição da Pina!

Por Equipe Editorial - setembro 18, 2023
231 0
Pinterest LinkedIn

“Alex Červený: Mirabilia”, mostra panorâmica apresenta o universo iconográfico do artista em mais de 40 anos de carreira, com ênfase em sua pesquisa sobre viagens, reais ou oníricas, misturando personagens bíblicos, mitológicos, ícones pop e ilustração científica. A exposição contempla trabalhos fundamentais, reunindo obras como “Quem não chora não mama” (1999), uma das primeiras que realizou, e “Aquífera”, que esteve na 23ª Bienal de Sydney, em 2021, além de duas pinturas inéditas feitas especialmente para a mostra.

A exposição da Pinacoteca reúne mais de 100 obras, entre azulejos, cerâmicas policromadas, esculturas de bronze, pinturas e gravuras, fruto de um apanhado de referências muito diversas, articuladas com muita erudição e humor. Com rigor e coerência plástica, o artista criou um universo particular em que o ser humano, a palavra, paisagem e o céu são os protagonistas.

Mirabilia

Mirabilia é um termo em latim que divide sua raiz com palavras de uso corrente na língua portuguesa. Milagre, miragem e maravilha têm em comum não somente suas origens, como também a descrição de seus efeitos, associados ao fenômeno da visão (exterior ou interior), e seus impactos na imaginação humana.

Paisagens amplas em que aparecem imagens de sonhos e fantasias; elementos da natureza como água, fogo e terra; imaginários de início do mundo e do apocalipse. São diversas as referências do artista vistas em obras fundamentais, como um conjunto de cinco pinturas em pequeno formato, considerado seu primeiro exercício em pintura a óleo, “Sair, fazer compras, ver gente bonita, pegar um cineminha!” (2012) e “Guanabara” (2011).

Sobre Alex Červený

Entre 1978 e 1982, Alex Červený estudou desenho e pintura com Valdir Sarubbi e gravura em metal e técnicas de imprensão com Selma D’Affre entre 1982 e 1986. No começo de 1980 integrou a Academia Piolin de Artes Circenses e, depois, o Ciro Escola Picadeiro. Desde então, vem criando um conjunto de trabalhos que o coloca entre os artistas mais originais e inventivos de sua geração.

O trabalho de Červeny faz analogias a um mundo fantástico de misturas entre personagens bíblicos e mitológicos, fauna, flora e paisagens surrealistas. Alex Červený vive e trabalha em São Paulo.

Serviço

“Alex Červený: Mirabilia”
Local: Pinacoteca Estação, 2º andar
Data: 16 de setembro de 2023 até 10 de março de 2024
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Efigênia, São Paulo — SP.
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h. Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h).
Ingresso: Inteira R$ 30,00 (inteira) / Meia R$ 15,00 (meia) / gratuito aos sábados
Curadoria: Renato Menezes.

Leia também: Coleção particular de Emanoel Araújo vai a leilão pela Bolsa de Arte

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários