Exposições e Eventos

Ana Holck apresenta nova exposição “Deslocamentos Orbitais” na Zipper Galeria

A Zipper Galeria apresenta, a partir de 9 de novembro de 2024, “Deslocamentos Orbitais”, individual da artista carioca Ana Holck, com curadoria de Taisa Palhares. A mostra reúne quatro séries inéditas — Suspensos, Expansíveis, Axiomas e Laçados —, todas produzidas em 2024, marcando uma nova fase na trajetória da artista. Com quase 20 esculturas, incluindo 5 móbiles, a exposição explora o diálogo entre espaço e materialidade, utilizando aço inox, porcelana e barro.

Conhecida por suas investigações sobre arquitetura e espaço urbano, Holck, em seu novo ateliê no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, tem experimentado com a cerâmica para ampliar a escala de suas criações, equilibrando precisão construtiva e gestualidade. “Ao atingir um ponto de equilíbrio entre a força da mola e os tubos de cerâmica, os trabalhos de Holck remetem à tradição da escultura construtiva, atualizando o pensamento sobre a fita de Moebius e sua circularidade contínua”, observa Taisa Palhares, curadora e professora de Estética na UNICAMP, sobre o diálogo entre a tradição da escultura construtiva e a arte brasileira.

Ana Holck – 2024 – ®Foto Vicente de Mello

A nova exposição de Ana Holck traz uma abordagem renovada à ideia de circularidade, um tema recorrente em sua produção artística, agora enriquecido com novas camadas de significado. Embora as esculturas não sejam cinéticas, elas transmitem uma forte sensação de movimento e velocidade. Esse dinamismo é intensificado pelos jogos de luz e sombra que as obras projetam, criando formas que se expandem pelo espaço.

Ana Holck – 2024 – ®Foto Vicente de Mello

Ao longo de sua trajetória, iniciada nos anos 2000, Holck tem explorado as conexões entre o urbano, a arquitetura e a tridimensionalidade, trabalhando com uma combinação de materiais industriais e naturais. Suas esculturas, por meio desse diálogo entre elementos, provocam uma reflexão sobre o equilíbrio e o controle — ou sua ausência — em um mundo marcado por transformações constantes. Ana Holck já expôs em instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil, SESC Pinheiros e o Paço Imperial, e suas obras integram coleções de destaque, como as do MAM Rio, MAM São Paulo e a Pinacoteca de São Paulo.

Sobre a Zipper Galeria

Localizada nos Jardins, na Rua Estados Unidos, 1494, a Zipper Galeria é muito mais do que uma galeria de arte; é um espaço dinâmico que se reinventa continuamente para acolher a multiplicidade de discursos da cultura contemporânea. Desde sua inauguração em 2010, a galeria tem sido uma referência para artistas emergentes e uma plataforma inclusiva para nomes estabelecidos.

Serviço

“Deslocamentos Orbitais” – Ana Holck
Período expositivo: de 09 de novembro a 20 de dezembro de 2024
Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494, São Paulo, SP
Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h
Entrada: gratuita

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Rosana Paulino: biografia e trajetória

Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…

3 dias ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

3 dias ago

SPPARIS celebra 3 anos de moda e ativismo na Galeria Alma da Rua II

SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…

3 dias ago

Galeria Andrea Rehder comemora 15 anos com exposição inédita de César Oiticica Filho

A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…

3 dias ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

7 dias ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

7 dias ago