Banksy confirma autoria de murais na Ucrânia
Banksy compartilhou três fotos de uma mesma arte em seu Instagram dia 11 de novembro de 2022. A legenda dizia “Borodyanka, Ucrânia”. A obra traz uma ginasta se equilibrando entre os escombros de um prédio em ruínas após o bombardeio russo. A cidade fica nos arredores de Kiev, capital do país que segue em guerra contra a Rússia. Antes mesmo de a foto ser publicada no Instagram de Banksy, já havia um burburinho nas redes partindo de pessoas que viram as pinturas pelas ruas e logo associaram ao artista, tanto pelo estilo das ilustrações quanto pela narrativa.
No dia 18 ele publicou um vídeo com cenas das obras sendo pintadas e também com depoimentos de civis nas cidades atingidas pela guerra.
Ainda em Borodyanka, a pintura de um homem parecido com Vladimir Putin aparece sendo finalizado por uma criança com um golpe de judô chamou muita atenção, já que o presidente russo é faixa-preta e famoso por admirar o esporte.
Em Irpin, outra ginasta foi retratada usando um colar cervical, equilibrada na ponta dos pés sobre um buraco no prédio bombardeado, enquanto se apresenta com uma fita.
Em Horenka, um homem toma banho sozinho.
Obras em Destaque
Em Hostomel, uma mulher de roupão usa uma máscara de gás enquanto segura um extintor de incêndio.
Outra obra retrata duas crianças se equilibrando em uma estrutura de metal como se fosse uma gangorra.
Borodianka foi particularmente atingida por ataques aéreos russos no início da invasão da Ucrânia em fevereiro e muitos prédios reduzidos a pilhas de escombros, fazendo com que a maioria da população fugisse. O que restava de Borodianka foi ocupado pelas forças russas em fevereiro. Em abril a cidade voltou ao controle ucraniano e os moradores que retornaram encontraram suas casas e comércios saqueados e destruídos. Desde então, a cidade tem sido o foco dos esforços de reconstrução.
Sobre Banksy
Banksy é o artista de rua mais famoso do mundo. Sua fama começou ainda nos anos 90, em Bristol – Inglaterra, onde ele pintou vários stencils críticos. De lá pra cá, tem pinturas de Banksy em várias partes do mundo. O fato de sua identidade permanecer anônima até hoje torna sua narrativa ainda mais sólida e aguça a curiosidade de fãs.
A crítica e a criatividade de Banksy fazem suas obras se valorizarem ano após ano. E 2018, sua obra “Menina com Balão” foi leiloada pela Sotherby’s. Após o arremate, de cerca de 2 milhões de dólares, a obra foi triturada em frente ao público. Três anos depois, a obra picotada, agora chamada de “O amor está na lixeira”, foi vendida por quase 25 milhões.
Leia também:
Artivista Mundano faz mural releitura de Lasar Segall para homenagear indígena assassinado