Exposições e Eventos

CAIXA Cultural Salvador apresenta “Portinari: Entre Traços e Palavras”

A mostra explora influência nordestina na obra de Cândido Portinari

Por Equipe Editorial - agosto 13, 2024
33 0
Pinterest LinkedIn

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, a partir do dia 13 de agosto, a exposição “Portinari: Entre Traços e Palavras”, que reúne 28 gravuras originais de Candido Portinari, um dos maiores artistas plásticos do país. As obras escolhidas para a mostra, que seguirá em cartaz até 20 de outubro, revelam a conexão entre a literatura brasileira e as influências nordestinas no trabalho do pintor.

Na exposição, o público poderá apreciar retratos íntimos do pai do artista, cartões de Natal e ilustrações marcantes para obras literárias de Machado de Assis e José Lins do Rego, entre outros. Além das obras de arte, a exposição explora as relações pessoais de Portinari com importantes figuras literárias do Nordeste, como Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Graciliano Ramos, através de registros e documentos que revelam a profundidade desse contato.

CAIXA Cultural Salvador
Dom Quixote. Crédito: Duda Rabelo

De acordo com o coordenador geral do Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida, curador da exposição, a inspiração para a mostra vem da influência mútua entre Portinari e destacados escritores nordestinos.

“A exposição visa não apenas celebrar as contribuições de Portinari para a arte brasileira, mas também proporcionar ao público uma nova perspectiva sobre como suas obras visuais complementam e dialogam com os textos literários. Este evento busca aprofundar o entendimento sobre as interações entre diferentes formas de arte e sua influência mútua”, explica.

CAIXA Cultural Salvador
São João Batista. Crédito: Duda Rabelo

Um destaque especial é dado ao painel que exibe oito gravuras para o livro “Menino de Engenho”, de José Lins do Rego. A obra reúne o segredo e o sagrado da arte de pintar com os tons, com os dons do coração, com o sentimento poético das recordações da infância de Portinari na cidade de Brodowski, interior de São Paulo, local onde nasceu.

Impacto Cultural e Social

Com o apoio da CAIXA, a exposição “Portinari: Entre Traços e Palavras” serve como uma plataforma para a democratização do acesso à cultura e à educação artística. Segundo os organizadores, a expectativa é que o evento atraia um amplo público, incluindo estudantes, acadêmicos, amantes da arte e turistas, contribuindo para a economia local através do turismo cultural.

Antes de chegar a Salvador, a exposição esteve em Fortaleza, de 21 de maio a 28 de julho.

Sobre o Projeto Portinari

Fundado dentro da área científica da PUC-Rio, o Projeto Portinari tem como objetivo, além do resgate da vida e obra de Candido Portinari, gravar seu trabalho na identidade cultural e memória nacional. A ideia é reforçar a mensagem pictórica, ética e humanista de Portinari na promoção de valores como a não violência, a justiça social, a fraternidade entre os povos e o respeito à dignidade da vida. O projeto tem, ainda, uma ampla e importante contribuição sociocultural, buscando uma melhor compreensão do processo histórico-cultural brasileiro.

O projeto já catalogou mais de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras; mais de 25 mil documentos sobre sua obra e vida; mais de 6 mil cartas, além de fotografias, filmes, recortes; mais de 10 mil publicações; mais de 70 depoimentos, totalizando 130 horas gravadas de artistas, intelectuais e personalidades de seu tempo.

Também realizou pesquisa de autenticidade das obras (Projeto Pincelada), além da publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, primeira publicação dessa natureza na América Latina.

Sobre a CAIXA Cultural Salvador

Inaugurada em 1999, a CAIXA Cultural Salvador encontra-se instalada na Antiga Casa de Oração dos Jesuítas, imóvel do século XVII tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, restaurado integralmente pela CAIXA.

​Situada nas imediações do Pelourinho, tem como vizinhos o Museu de Arte Sacra e o Mosteiro de São Bento.

O prédio conta com três pavimentos, onde encontram-se as galerias, além do pátio externo situado no fundo do prédio.

A CAIXA Cultural Salvador investe em acessibilidade, com oferta de piso tátil, elevador, rampas, banheiro adaptado, mediações bilingues (português e libras) e audiodescrição em mostras de artes visuais.

Serviço

Exposição “Portinari: Entre Traços e Palavras”
Local: CAIXA Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 – Centro
Abertura: 13 de agosto às 19h
Visitação: 14 de agosto a 20 de outubro de 2024
Horário de visitação: 09h às 17h30 (terça a domingo)
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Acesso a pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Leia também “Raízes: Começo, Meio e Começo” traz vanguardas da ancestralidade africana ao Muncab, em Salvador

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários