Exposições e Eventos

Casa Museu Eva Klabin abre a coletiva “Essas pessoas na sala de jantar”

Por Equipe Editorial - setembro 12, 2023
239 0
Pinterest LinkedIn

A Casa Museu Eva Klabin abre a exposição “Essas pessoas na sala de jantar”, que reúne 12 jovens artistas visuais contemporâneos, entre os dias 16 de setembro e 19 de novembro, em uma ocupação inédita com intervenções em todos os ambientes da casa, incluindo jardim e fachada.

Integrante do circuito oficial da 13ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro (Art Rio 2023), o imóvel na Lagoa Rodrigo de Freitas será ocupado com obras em doze espaços. Desta interferência surgirá um diálogo trans-histórico com um dos mais importantes acervos de arte clássica do país, composto por mais de duas mil peças de arte clássica, quadros e esculturas, situadas em cinco séculos – do Egito Antigo ao Impressionismo.

Raphael Fonseca, curador de arte moderna e contemporânea latino-americana no Denver Art Museum e da 14ª Bienal do Mercosul (2024), assina a curadoria da mostra e convidou para a coletiva: Ana Cláudia Almeida, Ana Hortides, Andréa Hygino, Arthur Chaves, Felipe Rezende, Jonas Arrabal, Marcus Deusdedit, Santiago Pooter, Tadáskía, Talles Lopes, Tiago Sant’ana e Vitória Cribb.

Casa Museu Eva Klabin
Andréa Hygino

São artistas nascidos em regiões vistas como periféricas, seja em bairros do subúrbio do Rio de Janeiro ou nas periferias de cidades como Anápolis, Belo Horizonte, Cabo Frio, Salvador e Santo Antônio de Jesus, que trazem para suas pesquisas noções de lar, história da arte, ficção, propriedade e cidadania, numa produção de imagens que aponta para direções contrastantes, mas dialógicas com os itens da coleção de arte de Eva Klabin.

Casa Museu Eva Klabin
Vitoria Cribb

“’Essas pessoas na sala de jantar’ é um projeto importante porque traz uma presença massiva de artistas que têm práticas que refletem seu lugar socioeconômico não privilegiado. Estamos falando de artistas que, assim como eu, vêm de uma classe trabalhadora e que, diferentemente da própria história dessa residência na Lagoa, não apontam para uma narrativa sobre as elites econômicas brasileiras, mas, sim, para o pólo oposto: para os corpos que compõem aquelas massas tidas como anônimas”, diz Raphael Fonseca.

Sobre a Casa Museu Eva Klabin

A Casa Museu Eva Klabin abriga a coleção reunida por Eva Klabin (1903-1991), um dos mais importantes acervos de arte clássica dos museus brasileiros, contando com mais de duas mil peças que cobrem um arco de tempo de quase 50 séculos, do Egito Antigo ao Impressionismo. A coleção está em exposição permanente e aberta ao público na casa-museu instalada na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos e abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa.

Serviço

Exposição coletiva “Essas pessoas na sala de jantar”
De 16 de setembro a 19 de novembro
Abertura: 16 de setembro, das 17h às 21h
Visitação: quarta a domingo, das 14h às 18h. Gratuito
Local: Casa Museu Eva Klabin. Av. Epitacio Pessoa, 2.480 – Lagoa. Ro de Janeiro – RJ
Quarta a domingo: 14h às 18h, última entrada às 17:30h
Segunda e terça: fechado | Livre e gratuito

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários