Exposições e Eventos

Centro de Memória Bunge preserva mais de 100 anos de história


A história está presente no cotidiano de qualquer sociedade, em sua política, crenças e, principalmente, nos livros didáticos. Para destacar a sua importância, temos duas datas que comemoram a ciência que estuda o comportamento humano e as mudanças na sociedade no decorrer dos anos, o Dia do Patrimônio Histórico e o Dia do Historiador, nos dias 17 e 18 de agosto, respectivamente.

O Dia do Patrimônio Histórico marcou o nascimento de Rodrigo Melo Francom, em 1898, que, durante três décadas, foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – autarquia federal do governo brasileiro responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do País. A entidade tombou, em 1887, o antigo Moinho Fluminense, que, atualmente, integra o complexo urbanístico Porto Maravilha. O moinho, que foi a primeira fábrica de moagem de trigo do Brasil, teve seu alvará liberado pela Princesa Isabel, servindo também de esconderijo para o então ministro da Fazenda Ruy Barbosa, em 1893, que precisou fugir de marinheiros durante a Revolta da Armada, contra o governo do presidente Floriano Peixoto.

Joaquim Nabuco, outro grande profissional dedicado a história brasileira, também foi homenageado com o Dia do Historiador em 19 de agosto. A data, instituída em 17 de dezembro de 2009, marca o aniversário do pernambucano e celebra os profissionais que se dedicam ao estudo de História. Diplomata, escritor e historiador, Joaquim foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Sabendo da importância da História e dos profissionais do segmento, o acervo do Centro de Memória Bunge, criado em 1994, preserva e torna acessível mais de 100 anos da Bunge no Brasil, a evolução dos valores, costumes e modos de organização da sociedade brasileira. O local conta, hoje, com mais de 1,5 milhão de documentos que podem ser acessados mediante agendamento.


Sobre a Fundação Bunge

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Lasar Segall : 5 curiosidades sobre o artista

Lasar Segall nasceu em 1889, em Vilna, capital da atual República da Lituânia, na época…

10 horas ago

Arte Povera: A transformação de materiais cotidianos em arte

Arte Povera, definição italiana para “arte pobre” ou “arte empobrecida”, foi um dos movimentos de…

10 horas ago

Naturezas-mortas no século de ouro holandês

O período grandioso e produtivo da arte holandesa, conhecido por Século de Ouro dos Países…

10 horas ago

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

1 dia ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago