Exposições e Eventos

Espaço 8, em SP, abre a primeira individual de Gabrielle Maussen

Por Equipe Editorial - novembro 5, 2024
116 0
Pinterest LinkedIn

O Espaço 8, em São Paulo, inaugura em 09 de novembro, a exposição “Dilúvio no Céu”, primeira individual de Gabrielle Maussen, com a curadoria de Nathalia Cruz. A mostra convida o visitante a percorrer uma jornada de transformação, onde memórias e materiais se mesclam para dar forma a uma espiritualidade reimaginada.

Sobre a exposição

Dividida em três espaços, explora desde uma infância marcada pela rigidez religiosa até um reencontro íntimo com o sagrado.

Espaço 8
Espaço 8, em SP, abre a primeira individual de Gabrielle Maussen

Esculturas, desenhos e instalações — muitas delas utilizando o sal como símbolo de mutação e permanência — narram um processo de decomposição e regeneração, cristalizando objetos do cotidiano como relicários de emoções e cicatrizes.

Experiência coletiva

Em destaque, a sala dedicada à série #nomorediscipline propõe uma experiência coletiva e participativa. Inspirada pelas vivências da artista em um internato católico, onde a cruz simbolizava disciplina e controle, Maussen convida o público a bordar uma cruz, mas cada um à sua maneira.

Espaço 8
#nomorediscipline | Desenho [ tecido de algodão e linhas de bodado]

Sem instruções fixas, o ato de bordar se torna um exercício de liberdade e expressão pessoal, transformando a cruz em símbolo de pluralidade. A interação convida os participantes a repensarem ideias de disciplina e espiritualidade, criando uma obra coletiva que reflete a singularidade de cada indivíduo.
A artista irá realizar a ação junto ao público nos dias 09 e 20 de novembro e na finissage, dia 07 de dezembro.

Ao longo da exposição, Maussen propõe que o verdadeiro sagrado está na diversidade das vivências e na liberdade do ser. Cada obra de Dilúvio no Céu representa uma oportunidade de renovação, onde o processo de cristalização e desgaste revela a beleza efêmera da existência.

Espaço 8
Gabriëlle Maussen, da série Cama de Sal, 2023

Sobre o Espaço 8

O Espaço 8 é um centro cultural no Ipiranga, idealizado pela artista carioca Fernanda Lago. Criado como um local alternativo e experimental, o Espaço 8 se dedica a apoiar artistas independentes e emergentes, oferecendo residências e experiências imersivas.

Sobre a artista Gabriëlle Maussen

1975, Heerlen – Países Baixos. Vive e trabalha em São Paulo-SP.

Formada em Engenharia de Horticultura pela Katholieke Hogeschool Kempen, Bélgica, Gabrielle vem de uma família com uma longa tradição farmacêutica, o que influenciou profundamente sua abordagem artística. A combinação de sua formação científica com a herança familiar trouxe um olhar investigativo e experimental para as artes, permitindo-lhe explorar a transitoriedade dos materiais e processos naturais de maneira única.

Desde 2018, dedica-se à arte conceitual, investigando a transformação e a ressignificação dos materiais.

Espaço 8
Gabriëlle Maussen één kilo zout, 2024

Em 2024, participou de exposições como “Játombei!” no MUDDA, Goiânia-GO; “2ª Exposição de Pequenos Formatos”, em Limeira-SP; “Constelações: Linhas que tecem sonhos” no Alê Espaço de Arte; “Lado a Lado, para se chegar mais perto”, na Galeria Gare; “Arte Correio – 100º aniversário de Luiz Sacilotto” na Casa Âmbar de Cultura; e “Corações à Desmedida – Uma homenagem a Rochelle Costa” na Casa do Povo, São Paulo-SP. Em 2023, marcou presença no “28º Salão de Artes de Vinhedo”; na “VI BIG Bienal Internacional de Guarulhos do Pequeno Formato”; e na “A Arte em Tempos de Mudança: Exposição de Arte Postal” na FPA, São Paulo-SP. Já em 2022, participou de importantes exposições como “XXXIV Salão de Artes Plásticas Eng. Julio Capobianco” no Instituto Histórico e Cultural-MG; “On Tour Lido” em Lido di Camaiore, Itália; “On
Tour Florence” em Florença, Itália; e do “SAC – Salão de Artes” em Nazaré, Portugal, entre outras.

Profundamente influenciada pela espiritualidade e pela efemeridade dos materiais. Sua obra explora a transformação através de processos como a oxidação e a decomposição, utilizando materiais perecíveis para refletir sobre a memória, o tempo e a transitoriedade da vida. Maussen cria intervenções que convidam o espectador a refletir sobre a natureza temporária do mundo ao seu redor e as conexões entre o natural e o construído. Suas obras não apenas representam, mas também são parte de processos contínuos de mudança, evocando uma sensação de impermanência e renovação.

Serviço

Exposição “Dilúvio no Céu”, de Gabrielle Maussen
Abertura: Sábado, dia 09/11 de 15h às 20h.
Período: 9/11 a 07/12/2024
Local: Espaço 8. Rua dos Viajantes,65 – Ipiranga. São Paulo – SP.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários