Exposições e Eventos

Exposição “A Quem Possa Interessar: Uma Coleção, Uma Carta” em Portugal

Por mariapaula - maio 3, 2023
279 0
Pinterest LinkedIn

Na exposição “A Quem Possa Interessar: Uma Coleção, Uma Carta”, realizada em Serralves, Porto, foram exibidas 111 obras de artistas notáveis do período artístico entre 1960 e os dias atuais. Durante a visita guiada à imprensa, uma das curadoras da mostra, Isabel Braga, revelou que 76 dessas obras foram retiradas da coleção do antigo Banco Privado Português (BPP), enquanto as outras 35 estavam depositadas em Serralves.

Essa foi a primeira vez que a coleção BPP foi exposta em Serralves, e a exposição também destacou a relação próxima entre as coleções de Serralves e BPP, estabelecida pela primeira direção artística do Museu de Serralves, que trabalhou em conjunto com a comissão de compras da coleção BPP para assegurar a incorporação e depósito de determinadas obras em Serralves.

De acordo com Ricardo Nicolau, um dos curadores da exposição, o objetivo foi criar uma exposição da coleção BPP intitulada “A Quem Possa Interessar”, uma expressão usada para se escrever uma carta a uma pessoa desconhecida. Ele afirmou que, de certa forma, uma exposição é como uma carta endereçada a todos e a ninguém em particular. A disposição da exposição foi inspirada nos “salons” de pintura do século XIX, nos quais várias pinturas eram exibidas em paredes coloridas, diferente das paredes brancas comuns em museus contemporâneos. Por isso, as paredes da exposição foram pintadas de roxo e verde.

O curador destacou que a inspiração nos ‘salons’ não se limitou apenas à escolha das cores das paredes e ao grande número de obras expostas, mas também no “diálogo que surge entre as diferentes peças”. Ricardo Nicolau explicou que existem determinados artistas ou temas que relacionam-se com obras que estão em outras áreas do museu, para onde a exposição se estende.

Segundo ele, o guia da exposição “A Quem Possa Interessar: Uma Coleção, Uma Carta”, que ficará em exibição até 09 de outubro, é essencial porque é por meio dele que os visitantes poderão identificar as obras.
Entre os artistas presentes, estão Helena Almeida, A.R Penck, Marlene Dumas, Sol LeWitt, Rosemarie Trockel, Mike Kelley, Alex Katz, William Kentridge e Lawrence Weiner.

Exposição A Quem Possa Interessar
Helena Almeida Pintura habitada, 1975

Em novembro passado, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, declarou à Lusa que a coleção de arte do BPP seria colocada sob a tutela do Estado para evitar que saísse da Fundação de Serralves, onde estava armazenada.

Nesse mesmo dia, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que a Coleção Ellipse e a Coleção BPP seriam transferidas para a tutela pública em troca de créditos no valor de 34,86 milhões de euros junto da comissão liquidatária do BPP, liderada pelo banqueiro João Rendeiro (1952-2022), que entrou em falência.

A Coleção BPP foi constituída entre 1996 e 2008 e inclui 385 obras de 153 artistas. O acervo desta coleção inclui obras de artistas como Helena Almeida, Lourdes Castro, Pedro Calapez e Julião Sarmento.

Serviço

Exposição “A Quem Possa Interessar: Uma Coleção, Uma Carta”
Local: Museu de Serralves, Porto – Portugal
Data: 03 de maio a 09 de outubro

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários